Testemunhas de Jeová são acusadas de incentivar mulheres a suportar violência

O último número da revista das Testemunhas de Jeová (TJ) está sendo acusado, em Portugal, de incentivar as mulheres a suportar casos de violência doméstica como forma de preservar o casamento.

Em questão está a última edição da revista Sentinela, mais concretamente o artigo com o título “Respeite O que Deus pôs sob o mesmo jugo”, no qual, segundo o Público, os autores da revista abordam os temas do casamento e do divórcio.

É das páginas 10 a 14 da revista das Testemunhas de Jeová (TJ), em português, que os autores apontam situações em que “talvez ele costume bater nela, colocando a saúde e a vida dela em perigo” para lembrarem os religiosos do grupo que “passaram por situações parecidas e decidiram não se separar”, isto é, “preferiram perseverar e se esforçar para melhorar o casamento“.

O texto reforça a ideia de que os que optaram por continuar casados “dizem que esse sacrifício valeu a pena, principalmente depois que o marido ou a esposa se tornou adorador de Jeová”.

De acordo com o jornal, o artigo em questão indignou muitas ex-Testemunhas de Jeová, como é o caso de Ana Cláudia Sousa, expulsa da congregação há 16 anos depois de ter se divorciado sem “base bíblica”.

“Em um país em que, como em Portugal, todos os meses morrem mulheres vítimas de violência doméstica, eles continuam a insistir que ela deve se manter no casamento?! Não acho isto admissível”, declarou ao diário a “desassociada” (membro que foi expulso).

Questionado pelo Público, Pedro Candeias, porta-voz da organização no país, recusa que se possa ler no artigo qualquer incentivo à aceitação da violência. “As Testemunhas de Jeová […] consideram repulsiva toda e qualquer forma de violência, incluindo a violência doméstica, seja na forma física, verbal ou psicológica”, assegurou.

“As publicações das Testemunhas de Jeová explicam a informação da Bíblia, no entanto, é de responsabilidade de cada pessoa tomar suas próprias decisões”, acrescenta.

“A mensagem é subliminar, mas as pessoas ‘lá de dentro’ a entendem: uma mulher que se mantenha com um marido violento é digna de elogio porque pode salvá-lo“, interpreta outro ex-membro das TJ, que durante sete anos foi ancião (equivalente a um padre), explicando ao jornal que as edições da revista são lidas e discutidas parágrafo a parágrafo nas reuniões semanais entre anciãos e membros das TJ.

O ex-ancião considera ainda que o denominador comum é o desincentivo da denúncia às autoridades civis. “Isto se passa sobretudo quando quem violenta é Testemunha de Jeová. Eles tentam preservar uma imagem de superioridade e qualquer coisa que lance dúvidas sobre o nome de Jeová, é fortemente desaconselhada”, explica.

“A mensagem é claríssima: deixem estar porque Deus odeia o divórcio e há esperança que o marido se torne Testemunha de Jeová, mesmo que para isso tenham que passar anos levando porrada“, interpreta uma advogada que também foi expulsa da organização por ter integrado uma eleições à uma subprefeitura portuguesa.

Por sua vez, a socióloga Helena Vilaça vê outra interpretação nos parágrafos que apontam a “imoralidade sexual” como base bíblica para o divórcio. “Toda aquela interpretação não está distante da concepção que a Igreja Católica tem relativamente ao casamento”, relativiza.

“As Testemunhas de Jeová até vão mais longe quando põem a hipótese de a mulher deixar o marido em situação de imoralidade sexual, deixando-a livre para casar novamente”, acrescenta a pesquisadora da Universidade do Porto (UP), norte de Portugal, lembrando que os padres católicos também não andam propriamente aconselhando mulheres a se divorciarem.

Existem cerca de 600 congregações das TJ em Portugal. Em março deste ano, um ex-membro do culto religioso lançou uma petição, dirigida à Assembleia da República e à Comissão da Liberdade Religiosa, pedindo a extinção da Associação das Testemunhas de Jeová no país e o cancelamento da sua inscrição no registro de pessoas jurídicas religiosas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quem não quer seguir e obedecer ao grandioso Deus Jeová, fica colocando opiniões na boca do povo para justificar sua falta de fé e zelo pelo nome divino.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …