Theresa May e unionistas da Irlanda do Norte chegam a acordo de governo

Tom Evans / Crown Copyright The British Prime Minister Theresa May has been on an official state visit to Germany for talks with the German Chancellor Angela Merkel. The Prime Ministers first over seas trip was used to launch a post-brexit foreign policy in Europe

Theresa May, primeira-ministra britânica

Theresa May, primeira-ministra britânica

O Partido Conservador alcançou um acordo com o partido Democrata Unionista para garantir o apoio dos dez deputados da formação norte-irlandesa no Parlamento. O anúncio foi feito esta segunda-feira (26).

A primeira-ministra britânica, Theresa May, e a líder do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, Arlene Foster, se reuniram hoje de manhã em Londres e firmaram um acordo que permite aos conservadores governar em minoria.

Na chegada a Londres, Foster disse à televisão Sky News estar otimista quanto a um acordo em breve, “público” e “transparente”. “Estamos de volta a Londres e a minha esperança é que possamos finalizar um acordo com o Partido Conservador”, disse a líder unionista.

“Como disse a primeira-ministra, o pacto será público, será totalmente transparente”, acrescentou.

Por outro lado, Foster recusou que o pacto de governabilidade constitua obstáculo a um acordo para a formação de um governo autônomo na Irlanda do Norte dentro do prazo estipulado (29 de junho).

“Creio que este acordo [com Londres] irá melhorar as perspetivas de um acordo em Stormont [sede do parlamento norte-irlandês] porque terá um impacto positivo para a Irlanda do Norte”, disse.

“Espero que esta semana acabe não com um, mas com dois acordos”, acrescentou.

O Governo de May precisava do apoio dos dez deputados do DUP, porque perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas realizadas em 8 de junho, tendo entrado em negociações com os unionistas para garantir uma maioria na Câmara dos Comuns.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …