Tom Evans / Crown Copyright The British Prime Minister Theresa May has been on an official state visit to Germany for talks with the German Chancellor Angela Merkel. The Prime Ministers first over seas trip was used to launch a post-brexit foreign policy in Europe

Theresa May, primeira-ministra britânica
O Partido Conservador alcançou um acordo com o partido Democrata Unionista para garantir o apoio dos dez deputados da formação norte-irlandesa no Parlamento. O anúncio foi feito esta segunda-feira (26).
A primeira-ministra britânica, Theresa May, e a líder do Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte, Arlene Foster, se reuniram hoje de manhã em Londres e firmaram um acordo que permite aos conservadores governar em minoria.
Na chegada a Londres, Foster disse à televisão Sky News estar otimista quanto a um acordo em breve, “público” e “transparente”. “Estamos de volta a Londres e a minha esperança é que possamos finalizar um acordo com o Partido Conservador”, disse a líder unionista.
“Como disse a primeira-ministra, o pacto será público, será totalmente transparente”, acrescentou.
Por outro lado, Foster recusou que o pacto de governabilidade constitua obstáculo a um acordo para a formação de um governo autônomo na Irlanda do Norte dentro do prazo estipulado (29 de junho).
“Creio que este acordo [com Londres] irá melhorar as perspetivas de um acordo em Stormont [sede do parlamento norte-irlandês] porque terá um impacto positivo para a Irlanda do Norte”, disse.
“Espero que esta semana acabe não com um, mas com dois acordos”, acrescentou.
O Governo de May precisava do apoio dos dez deputados do DUP, porque perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas realizadas em 8 de junho, tendo entrado em negociações com os unionistas para garantir uma maioria na Câmara dos Comuns.
// ZAP