Trump é multado em US$ 2 milhões por uso ilegal de sua fundação

Suprema Corte de Nova York condena o presidente por usar organização beneficente para fins políticos e comerciais, desviando recursos para campanha e interesses privados. Valor da multa vai para instituições de caridade.

A Suprema Corte do estado de Nova York determinou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pague 2 milhões de dólares por mau uso dos recursos da Fundação Trump. Ele é acusado de ter utilizado a instituição de caridade para interesses políticos e comerciais.

Nesta quinta-feira (07/11), a juíza Saliann Scarpulla decidiu ainda pelo fechamento da fundação e ordenou a redistribuição de um valor de cerca de 1,78 milhão de dólares em ativos remanescentes para outras organizações sem fins lucrativos.

Em novembro do ano passado, Scarpulla havia se recusado a arquivar um caso aberto em junho de 2018 contra Trump, três de seus filhos e a fundação, após a defesa argumentar que um presidente em exercício não pode ser processado por um tribunal estadual.

A ação do ano passado foi aberta pela procuradora-geral do estado de Nova York, a democrata Letitia James, acusando o presidente de “conduta ilegal persistente” que inclui a coordenação indevida entre a instituição de caridade e sua campanha.

Em nota, James confirmou um acordo que estabelece que Trump será multado por danos e prejuízos e pelo uso indevido de doações com a finalidade de “intervir nas eleições primárias presidenciais de 2016 e promover seus próprios interesses políticos”.

Em acordo firmado em dezembro do ano passado, Trump aceitou fechar a fundação, mas o processo foi mantido pelos procuradores que tentavam avançar restituições e outras penalidades.

“A Fundação Trump foi fechada, os fundos que foram mal e ilegalmente utilizados estão sendo restaurados. O presidente estará sujeito à supervisão contínua do meu escritório”, disse a procuradora-geral de Nova York.

“A decisão do tribunal, juntamente com os acordos que negociamos, são parte de uma grande vitória em nossos esforços para proteger os bens de caridade e responsabilizar aqueles que abusam de organizações de caridade para ganho pessoal”, comemorou James.

Trump, por sua vez, acusou a procuradora-geral de “descaracterizar deliberadamente este acordo para fins políticos” e negou irregularidades. “Cada centavo dos 19 milhões de dólares arrecadados pela Fundação Trump foi para centenas de grandes causas de caridade, quase sem despesas”, disse ele em comunicado.

“Foram quatro anos de assédio por motivação política. […] Tudo o que eles encontraram foi uma filantropia incrivelmente eficaz e algumas pequenas violações técnicas, como não manter atas do conselho”, defendeu.

Segundo as autoridades americanas, as apurações revelaram que o presidente usou ativos da fundação para pagar seus advogados, promover seus hotéis e empresas e comprar artigos pessoais.

O processo menciona também “uma extensa articulação política ilegal” promovida pela fundação em torno da campanha presidencial do republicano, além da prática “repetida e intencional” de transações entre empresas do mesmo grupo, a fim de beneficiar interesses pessoais, comerciais e políticos de Trump.

Ainda segundo a promotoria de Nova York, a Fundação Trump não possui funcionários, nunca emitiu um protocolo necessário para desembolsar fundos, e seu conselho de diretores, que “existe apenas no nome”, não se reúne desde 1999.

No futuro, caso decida criar uma nova organização beneficente, Trump deverá apresentar relatórios à Procuradoria-Geral do estado, além de requisitos de capacitação para seus filhos Donald Trump Jr., Ivanka Trump e Eric Trump, que deverão passar por um treinamento obrigatório sobre os deveres de pessoas que dirigem instituições de caridade. Os três eram diretores da Fundação Trump.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …