“Decisão lamentável”: Pyongyang continua aberta ao diálogo com os EUA

A Coreia do Norte indicou que continua aberta ao diálogo com os EUA, depois de Donald Trump ter cancelado o encontro entre os líderes dos dois países, o que Pyongyang considera uma decisão “extremamente lamentável”.

“Reiteramos aos EUA a nossa determinação de nos sentarmos frente a frente, a qualquer momento e da maneira que for, para resolver esse problema”, declarou Kim Kye Gwan, primeiro vice-ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial do país, a KCNA.

“O anúncio abrupto da anulação da reunião foi inesperado para nós e só podemos qualificá-lo de extremamente lamentável“, acrescentou.

No mesmo dia, a Coreia do Norte concluiu o desmantelamento da base de testes nucleares, no que considera ser a “aposta pacífica” do regime de Pyongyang em um “mundo livre de armas atômicas”, assinalou a KCNA.

Foram detonadas pelo menos três das quatro redes de galerias subterrâneas do centro nuclear de Punggye-ri, na província de Hamgyong do Norte, no noroeste do país, perante cerca de 20 jornalistas de cinco países: Coreia do Sul, China, EUA, Rússia e Reino Unido.

Trump cancelou, nesta quinta-feira (24), a reunião com Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Cingapura, invocando uma “raiva tremenda e hostilidade aberta” por parte da Coreia do Norte. Em causa estão, por exemplo, as declarações da vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Choe Son-hui, que chamou Mike Pence de “idiota”.

“Não posso esconder a minha surpresa perante as observações idiotas e estúpidas vindas da boca do vice-presidente norte-americano”, salientou a governante, referindo-se a uma entrevista de Pence na qual ele afirmou que o processo de desnuclearização podia seguir o modelo da Líbia, que terminou com a morte de Muammar Kadhafi, depois de ele ter renunciado ao projeto de construir a bomba atômica.

Trump ameaça (mas não descarta novo encontro)

Na Casa Branca, pouco depois de anunciar o cancelamento da reunião, o chefe de Estado advertiu que as Forças Armadas norte-americanas “são, de longe, as mais poderosas do mundo” e garantiu estar em contato com a Coreia do Sul e o Japão para a eventualidade de ser necessária uma atuação conjunta.

Trump assegurou que o Pentágono “está preparado” para o caso de ser necessário tomar medidas militares contra a Coreia do Norte, se o regime norte-coreano responder ao cancelamento da reunião bilateral com gestos “ingênuos ou imprudentes”.

No entanto, não deixou de lado a hipótese de o encontro vir a acontecer. “Podem acontecer muitas coisas, incluindo, quem sabe, a reunião poder ser realizada em data posterior. Ninguém deve estar ansioso, temos de fazer as coisas bem feitas“, afirmou.

“Se Kim Jong-un decidir se relacionar conosco com diálogo e medidas construtivas, estarei à espera”, assegurou. “Entretanto, nossas fortíssimas sanções, que são as mais fortes já impostas, e nossa campanha de pressão máxima continuarão, como até agora”.

Segundo o Público, o cancelamento da reunião foi recebido com desilusão por todo o mundo, começando pela vizinha Coreia do Sul, que afirmou “tentar entender qual é a intenção do presidente Trump e qual o seu real significado”.

O presidente russo, Vladimir Putin, também lamentou o desfecho, lembrando, em coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês, Emmanuel Macron, que Pyongyang “cumpriu sua parte”, tendo iniciado o desmantelamento do seu local de testes nucleares.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …