“Decisão lamentável”: Pyongyang continua aberta ao diálogo com os EUA

A Coreia do Norte indicou que continua aberta ao diálogo com os EUA, depois de Donald Trump ter cancelado o encontro entre os líderes dos dois países, o que Pyongyang considera uma decisão “extremamente lamentável”.

“Reiteramos aos EUA a nossa determinação de nos sentarmos frente a frente, a qualquer momento e da maneira que for, para resolver esse problema”, declarou Kim Kye Gwan, primeiro vice-ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial do país, a KCNA.

“O anúncio abrupto da anulação da reunião foi inesperado para nós e só podemos qualificá-lo de extremamente lamentável“, acrescentou.

No mesmo dia, a Coreia do Norte concluiu o desmantelamento da base de testes nucleares, no que considera ser a “aposta pacífica” do regime de Pyongyang em um “mundo livre de armas atômicas”, assinalou a KCNA.

Foram detonadas pelo menos três das quatro redes de galerias subterrâneas do centro nuclear de Punggye-ri, na província de Hamgyong do Norte, no noroeste do país, perante cerca de 20 jornalistas de cinco países: Coreia do Sul, China, EUA, Rússia e Reino Unido.

Trump cancelou, nesta quinta-feira (24), a reunião com Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Cingapura, invocando uma “raiva tremenda e hostilidade aberta” por parte da Coreia do Norte. Em causa estão, por exemplo, as declarações da vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Choe Son-hui, que chamou Mike Pence de “idiota”.

“Não posso esconder a minha surpresa perante as observações idiotas e estúpidas vindas da boca do vice-presidente norte-americano”, salientou a governante, referindo-se a uma entrevista de Pence na qual ele afirmou que o processo de desnuclearização podia seguir o modelo da Líbia, que terminou com a morte de Muammar Kadhafi, depois de ele ter renunciado ao projeto de construir a bomba atômica.

Trump ameaça (mas não descarta novo encontro)

Na Casa Branca, pouco depois de anunciar o cancelamento da reunião, o chefe de Estado advertiu que as Forças Armadas norte-americanas “são, de longe, as mais poderosas do mundo” e garantiu estar em contato com a Coreia do Sul e o Japão para a eventualidade de ser necessária uma atuação conjunta.

Trump assegurou que o Pentágono “está preparado” para o caso de ser necessário tomar medidas militares contra a Coreia do Norte, se o regime norte-coreano responder ao cancelamento da reunião bilateral com gestos “ingênuos ou imprudentes”.

No entanto, não deixou de lado a hipótese de o encontro vir a acontecer. “Podem acontecer muitas coisas, incluindo, quem sabe, a reunião poder ser realizada em data posterior. Ninguém deve estar ansioso, temos de fazer as coisas bem feitas“, afirmou.

“Se Kim Jong-un decidir se relacionar conosco com diálogo e medidas construtivas, estarei à espera”, assegurou. “Entretanto, nossas fortíssimas sanções, que são as mais fortes já impostas, e nossa campanha de pressão máxima continuarão, como até agora”.

Segundo o Público, o cancelamento da reunião foi recebido com desilusão por todo o mundo, começando pela vizinha Coreia do Sul, que afirmou “tentar entender qual é a intenção do presidente Trump e qual o seu real significado”.

O presidente russo, Vladimir Putin, também lamentou o desfecho, lembrando, em coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês, Emmanuel Macron, que Pyongyang “cumpriu sua parte”, tendo iniciado o desmantelamento do seu local de testes nucleares.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …