“Decisão lamentável”: Pyongyang continua aberta ao diálogo com os EUA

A Coreia do Norte indicou que continua aberta ao diálogo com os EUA, depois de Donald Trump ter cancelado o encontro entre os líderes dos dois países, o que Pyongyang considera uma decisão “extremamente lamentável”.

“Reiteramos aos EUA a nossa determinação de nos sentarmos frente a frente, a qualquer momento e da maneira que for, para resolver esse problema”, declarou Kim Kye Gwan, primeiro vice-ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial do país, a KCNA.

“O anúncio abrupto da anulação da reunião foi inesperado para nós e só podemos qualificá-lo de extremamente lamentável“, acrescentou.

No mesmo dia, a Coreia do Norte concluiu o desmantelamento da base de testes nucleares, no que considera ser a “aposta pacífica” do regime de Pyongyang em um “mundo livre de armas atômicas”, assinalou a KCNA.

Foram detonadas pelo menos três das quatro redes de galerias subterrâneas do centro nuclear de Punggye-ri, na província de Hamgyong do Norte, no noroeste do país, perante cerca de 20 jornalistas de cinco países: Coreia do Sul, China, EUA, Rússia e Reino Unido.

Trump cancelou, nesta quinta-feira (24), a reunião com Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Cingapura, invocando uma “raiva tremenda e hostilidade aberta” por parte da Coreia do Norte. Em causa estão, por exemplo, as declarações da vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Choe Son-hui, que chamou Mike Pence de “idiota”.

“Não posso esconder a minha surpresa perante as observações idiotas e estúpidas vindas da boca do vice-presidente norte-americano”, salientou a governante, referindo-se a uma entrevista de Pence na qual ele afirmou que o processo de desnuclearização podia seguir o modelo da Líbia, que terminou com a morte de Muammar Kadhafi, depois de ele ter renunciado ao projeto de construir a bomba atômica.

Trump ameaça (mas não descarta novo encontro)

Na Casa Branca, pouco depois de anunciar o cancelamento da reunião, o chefe de Estado advertiu que as Forças Armadas norte-americanas “são, de longe, as mais poderosas do mundo” e garantiu estar em contato com a Coreia do Sul e o Japão para a eventualidade de ser necessária uma atuação conjunta.

Trump assegurou que o Pentágono “está preparado” para o caso de ser necessário tomar medidas militares contra a Coreia do Norte, se o regime norte-coreano responder ao cancelamento da reunião bilateral com gestos “ingênuos ou imprudentes”.

No entanto, não deixou de lado a hipótese de o encontro vir a acontecer. “Podem acontecer muitas coisas, incluindo, quem sabe, a reunião poder ser realizada em data posterior. Ninguém deve estar ansioso, temos de fazer as coisas bem feitas“, afirmou.

“Se Kim Jong-un decidir se relacionar conosco com diálogo e medidas construtivas, estarei à espera”, assegurou. “Entretanto, nossas fortíssimas sanções, que são as mais fortes já impostas, e nossa campanha de pressão máxima continuarão, como até agora”.

Segundo o Público, o cancelamento da reunião foi recebido com desilusão por todo o mundo, começando pela vizinha Coreia do Sul, que afirmou “tentar entender qual é a intenção do presidente Trump e qual o seu real significado”.

O presidente russo, Vladimir Putin, também lamentou o desfecho, lembrando, em coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês, Emmanuel Macron, que Pyongyang “cumpriu sua parte”, tendo iniciado o desmantelamento do seu local de testes nucleares.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …