Сriaturas mais resistentes da Terra podem revelar segredo de sobrevivência à radiação

Peter von Bagh / Flickr

Os cientistas acabam de descobrir como certas criaturas microscópicas, os tardigradas, consideradas as mais resistentes do mundo, podem sobreviver à radiação em doses altíssimas.

Os tardigradas são animais que vivem na água (também conhecidos como “ursos de água”) e que são capazes de sobreviver em diferentes tipos de ambientes, incluindo temperaturas extremas e radiação cem vezes superior à dose letal para o homem, conforme estudo publicado pela eLife.

Estas criaturas, com apenas 0,5 mm de comprimento, têm uma enorme resiliência e podem sobreviver no vácuo do espaço, em temperaturas +150°C e frio extremo.

Para além disso, têm a extraordinária capacidade de se transformar em vidro durante décadas, antes de voltar à vida em condições mais favoráveis.

Os pesquisadores que têm estudado os superpoderes dos tardigradas descobriram finalmente uma proteína única produzida nos seus organismos e conhecida como “supressor de danos” ou Dsup, que ajuda a explicar a resistência destes animais.

O estudo, realizado na Universidade da Califórnia, utilizou três métodos diferentes para isolar a proteína e revelou que esta pode ligar-se as células que contêm ADN, conhecidas como cromatinas, e criar um escudo protetor à sua volta.

“Nós temos agora uma explicação molecular de como a Dsup protege as células da radiação. Nós vemos que tem duas partes, uma peça que se liga à cromatina e o resto dela formando um tipo de nuvem que protege o DNA dos radicais hidróxilos” disse o biólogo molecular James Kadonaga, membro da equipe de estudo, à ScienceAlert.

Os radicais hidróxilos são partículas altamente reativas que podem ser geradas em células em resultado da radiação ionizante.

Os tardigradas podem ser afetados por estes compostos não somente através da radiação mas também quando o ambiente úmido e musgoso que habitam se torna seco.

Os cientistas acreditam que os tardigradas poderiam ter desenvolvido o mecanismo Dsup em resposta ao ambiente seco e não em resposta à exposição à radiação.

A descoberta dos processos de adaptação dos microrganismos à radiação e às condições extremas leva agora os cientistas a acreditar que podem esclarecer o potencial humano para proteger o nosso ADN de vários fatores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …