(dr) Lucas Films

A icónica Princesa Leia Organa em Star Wars (1977)

No final de 2016, o mundo despediu-se da atriz Carrie Fisher, cuja morte prematura, aos 60 anos, ocorreu em 27 de dezembro, quatro dias após ela sofrer um ataque cardíaco em um voo de Londres para Los Angeles.

Embora ela tenha feito muitos papéis, Carrie Fisher ficou mais conhecida por interpretar a Princesa Leia na saga épica Star Wars.

Tão logo a notícia da morte de Carrie Fisher surgiu, as redes sociais de todo o mundo ficaram inundadas de homenagens para a atriz, incluindo milhares, senão milhões de imagens mostrando crianças usando o penteado icônico da Princesa Leia, que você provavelmente reconhece como dois rolos presos em cada lado de sua cabeça.

Em uma entrevista publicada pela revista Time em 2002, George Lucas, o homem que criou Star Wars, disse ter encontrado inspiração nas mulheres da Revolução Mexicana, no início do século 20, conhecidas como soldaderas.

“Usei uma espécie de olhar revolucionário de uma versão feminina de Pancho Villa, que é o que ele representa. Esse penteado é da virada do século no México“, disse na ocasião o realizador.

Pancho Villa, pseudônimo de José Doroteo Arango, foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana, conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910.

Quem eram as soldaderas?

De acordo com o Mi Sazón, o nome das mulheres que lutaram na Revolução Mexicana veio da palavra aragonesa soldada, utilizada para chamar o pagamento que elas recebiam em troca de seus serviços.

“As chamadas soldaderas foram mulheres mexicanas anônimas que se alistaram para lutar com as forças revolucionárias”, explica o Mi Sazón.

“Com grande coragem e idealismo, elas lutaram para garantir uma vida de dignidade para toda a classe trabalhadora rural, que eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis, recebendo um salário baixo, quase sempre expostos ao perigo devido à ganância indiferente do empregador. Algumas dessas mulheres não esperaram pelas tropas para matá-las, saíram em busca das tropas.”

Em seu artigo “Las Soldaderas, Mujeres de Armas Tomar“, a historiadora mexicana Elena Poniatowska explicou sua importância.

“Sem as soldaderas não haveria Revolução Mexicana; elas a mantiveram viva e produtiva, e, como se fosse uma semente, a nutriram ao longo dos anos, sem estas mulheres, os soldados não poderiam comer, dormir ou lutar. Como podemos concluir, suas condições de vida eram muito difíceis”, diz a historiadora.

Foram essas mulheres que inspiraram o penteado que George Lucas usou no seu maior protagonista feminino. O escritor e professor Eric Tang compartilhou esse post após visitar uma exposição no Museu de Arte de Denver, em Colorado, onde ele viu uma foto que pode provar a origem do penteado.

Eric Tang /Facebook

Clara de la Rocha

A mulher da foto é Clara de la Rocha, revolucionária e filha do herói mexicano, também revolucionário, Herculano de la Rocha.

No entanto, a escritora Tabea Linhard, autora de “Mulheres sem medo na Revolução Mexicana e na Guerra Civil Espanhola”, discorda dessa ideia. “Eu gostaria de dizer que o penteado da Princesa Leia foi baseado nas ‘soldaderas’ da Revolução Mexicana, mas não foi o caso”, diz Linhard à BBC.

“Se você olhar as fotos deste período, verá mulheres usando longas tranças, algumas usando chapéus. Na época, elas cobriam seus cabelos com uma mantilha. Então, um penteado como o da Leia, não era, certamente, uma opção conveniente“, explica.

Mas não há Força como a dos usuários da Internet, que não demoraram em dar sua opinião sobre o caso. E a maior parte, defende que é mesmo verdade, George Lucas se inspirou nas soldaderas de Pancho Villa para criar o penteado da icônica Leia Organa.

E olhando para as fotos lado a lado, não há mesmo forma de duvidar, o penteado da Princesa Leia não veio de uma galáxia muito, muito distante.

Ciberia // Global Voices

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …