A NASA anunciou a descoberta de um novo planeta no sistema Kepler-90. Isto significa que este sistema distante tem oito planetas, assim como o Sistema Solar, e com características muito semelhantes.
A descoberta da NASA, anunciada nesta quinta-feira (14), foi feita graças aos dados recolhidos pelo telescópio Kepler e à Inteligência Artificial (IA) do Google.
Os pesquisadores Christopher Shallue, engenheiro da Google, e Andrew Vanderburg, astrônomo da Universidade do Texas, nos EUA, programaram um computador com IA para que conseguisse identificar exoplanetas nas leituras de luz registradas pelo telescópio Kepler.
O Google treinou algoritmos de machine learning para aprenderem a detectar os padrões de luz deixados pelos planetas quando orbitam em torno de suas estrelas, e que são registrados pelo Kepler. Isto agilizou a análise da imensidão de dados recolhidos pelo telescópio.
Assim, foi possível detectar o novo planeta, batizado de Kepler-90i, confirmando que o sistema Kepler-90 tem tantos planetas como o Sistema Solar, ou seja oito, e com características semelhantes – os planetas menores ficam localizados perto da estrela e os maiores mais afastados, assim como no nosso sistema.
“O sistema de estrelas Kepler-90 é como uma mini-versão do Sistema Solar. Há pequenos planetas no interior e grandes planetas no exterior, mas está tudo muito mais próximo”, explica Andrew Vanderburg em comunicado da NASA.
O Kepler-90, que fica a 2.500 anos-luz de distância, é “muito mais compacto do que o Sistema Solar”, com “todos os oito mundos” muito “mais próximos da sua estrela do que a Terra está do Sol”, explica Vanderburg, citado pelo Live Science.
Temperaturas de 430 graus
O planeta Kepler-90i teria algumas semelhanças com a Terra mas seria, provavelmente, “muito quente para acolher vida”, já que “completa uma órbita [em torno da estrela] a cada 14,4 dias da Terra”, explica o Live Science, com base nas informações da pesquisa dos cientistas da NASA.
As temperaturas no planeta rondariam os 430 graus, salienta Vanderburg.
Além do novo planeta do sistema Kepler-90, a NASA descobriu ainda mais um planeta em outro sistema diferente, o Kepler-80g. Este é o sexto planeta do sistema que orbita uma estrela anã, localizada a cerca de 1.160 anos-luz do Sol.
Os cientistas da NASA vão continuar usando a IA do Google para procurar mais planetas “escondidos” nos dados do telescópio Kepler, que revelou mais de 2.500 mundos extraterrestres.
“Há muita quantidade de dados por explorar no sistema Kepler-90 e seria muito surpreendente se não houvesse mais planetas em torno desta estrela”, constata Vanderburg.
O cientista acredita que pode haver outros sistemas solares semelhantes ao nosso e ao Kepler-90, eventualmente já registrados na imensidão de dados recolhidos pelo telescópio Kepler.
“Os resultados demonstram o valor duradouro da missão Kepler“, constata a cientista Jessie Dotson, do Centro de Pesquisa da NASA na Califórnia, também citada no comunicado da agência espacial.
“Estou certa de que há mais novidades nos dados à espera de serem encontradas”, conclui.
Ciberia // ZAP