Terraplanistas dizem que o lançamento da Falcon Heavy é uma conspiração

O assunto desta semana foi o lançamento impecável da Heavy Falcon, poderoso foguete da SpaceX com uma carga inusitada: um Tesla Roadster vermelho com um manequim apelidado de Starman e câmeras que forneceram belas imagens da Terra. Mas os Terraplanistas não “caíram nessa”.

“As pessoas que acreditam que a Terra é um globo porque viram um carro no espaço na internet devem ser a reencarnação do é verdade, eu vi na TV!. É um argumento pobre. Por que acreditaríamos que uma empresa privada falaria a verdade?”, questionou a Sociedade da Terra Plana no Twitter.

Nesta página, a NASA é chamada de Never A Straight Answer, ou “Nunca Uma Resposta Direta”, e astronautas que tentam fornecer provas de que a Terra é plana acabam sendo chamados de mentirosos e falsos. Até a SpaceX tem sido chamada de FakeX.

Para esta Sociedade, as imagens de Starman foram produzidas com ajuda do Photoshop. Nos comentários do vídeo ao vivo do lançamento no Youtube, o público dividiu-se em dois: quem acredita que a Terra é um globo e quem acredita que a Terra é plana. Os dois grupos trocaram insultos e provocações.

É difícil estimar quantas pessoas acreditam que a Terra é plana, especialmente no mundo online, onde trollers se misturam às pessoas que realmente acreditam nisso.

A Sociedade da Terra Plana tem 555 membros, e os organizadores da Conferência da Terra Plana, que aconteceu em novembro de 2017 na Carolina do Norte (EUA), disseram que cerca de 500 pessoas compareceram.

A explicação para o comportamento das pessoas que realmente se recusam a acreditar em mais de 2000 anos de observações científicas, segundo especialistas, é semelhante às outras teorias da conspiração: as pessoas sentem que estão no controle da situação e que têm conhecimento único, especial.

Esse público também tende a ver o mundo como ou branco ou preto, uma eterna disputa entre vilões e mocinhos. Algumas pessoas que acreditam que a Terra é plana, o fazem por causa de interpretações da Bíblia que dizem que a Terra é achatada. Outros simplesmente não acreditam em nada que não podem ver com os próprios olhos.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …