“Quando a esmola é demais, o santo desconfia.” Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida este ditado. Ele é muito valioso quando se trata de fake news. Termo do momento, inflado especialmente pela eleição do presidente norte-americano Donald Trump, que com frequência coloca em xeque a credibilidade dos veículos dos EUA.
Em tempos de redes sociais e avanço da informação, a prática de compartilhar notícias falsas vem fazendo diversas vítimas, inclusive grandes veículos de comunicação. O último boato é que “o Brasil vai ter o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos”.
Para muitas pessoas um fato assustador, a notícia foi disseminada de forma esquizofrênica em perfis do Facebook e do Twitter. Mas será mesmo que estamos diante de um fato?
Na verdade, não. Se trata de mais uma notícia sem fundamento. A história é o contrário. Segundo institutos meteorológicos, a expectativa é de que a estação seja mais quente do que o normal.
Ao UOL, o meteorologista do Instituto Somar Celso Oliveira preferiu não classificar a intensidade do frio do inverno. O profissional afirma que a estação até pode ter picos de temperaturas mais baixas, mas deve ser algo pontual.
“O que pode acontecer é como em 2013, que na semana do dia 25 julho houve uma brusca queda, mas, como um todo não foi um inverno frio”, comentou.
Checou a fonte?
O jornalismo se caracteriza pela prestação de serviços, por isso é bom prestar atenção para não cair em notícias falsas. A primeira dica é desconfiar, procurar no texto qual é a verdadeira fonte da informação, checar os links e verificar a origem. Além disso, pesquisar em sites de busca como outros jornais tratam o tema é uma forma de investigar alguns casos.
No Brasil, as chamadas agências de fact-checking, de checagem de fatos, ganham força. O destaque vai para a Agência Lupa, precursora na defesa da veracidade da informação. O Ciberia preza por um jornalismo verdadeiro e confiável, sendo feito diariamente um forte trabalho de checagem, cruzamento e discussão de informações, fontes e dados.
Ciberia // Hypeness