Atirador de escola no Texas tem 17 anos; dez morreram e vários ficaram feridos

Matt Patterson / Lusa

As autoridades locais identificaram o autor do tiroteio, que provocou nesta sexta-feira (18) pelo menos 10 mortos e dezenas de feridos em uma escola no Estado do Texas, como sendo Dimitrios Pagourtzis, estudante de 17 anos, informou a CBS.

Pagourtzis é o suposto assassino de nove estudantes e um professor, que são até agora as vítimas do tiroteio ocorrido em uma escola secundária em Santa Fé, cidade localizada 55 quilômetros a sudeste de Houston.

Imagens divulgadas nas contas de Pagourtzis em várias redes sociais, publicadas por vários meios, mostram o jovem com armas, símbolos nazistas e uma camiseta com o lema “Born to Kill” (“Nascido para Matar”, em inglês).

O crime acontece cerca de três meses depois de um outro em um colégio em Parkland, na Flórida, onde um jovem de 19 anos abateu a tiros 17 alunos e funcionários.

Os acontecimentos em Parkland geraram então uma onda de protestos a nível nacional, liderada pelos próprios estudantes da escola, contra a legislação relacionada com o porte de armas nos Estados Unidos e os interesses associados ao setor.

Em abril, em Dallas, Donald Trump e Mike Pence discursaram na convenção anual da Associação Nacional de Armas.

O governador do Texas, Greg Abbott, confirmou que 10 pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas na sequência do tiroteio em Santa Fé.

Esse tiroteio foi “um dos ataques mais hediondos já assistido na história das escolas do Texas”, disse Greg Abbott.

O governador acrescentou ainda que foram encontrados explosivos, incluindo um coquetel Molotov na residência do suspeito do atentado, assim como um veículo suspeito que se encontrava estacionado nas proximidades da escola.

Abbott disse que o suspeito teria confessado às autoridades que tinha a intenção de se suicidar, mas acabou se entregando às autoridades por não ter tido coragem para pôr fim à própria vida.

O governador acrescentou que estão sendo interrogadas “uma ou duas pessoas” a propósito do atentado.

Um rapaz de 16 anos, que diz considerar Dimitrios Pagourtz um amigo, diz que o suspeito do tiroteio no Texas está interessado em armas de fogo e videogames de simulação de guerra, mas que nunca falou em matar pessoas.

Donald Trump reage

O presidente norte-americano, Donald Trump, classificou o tiroteio ocorrido na escola como um “ataque horrível”, manifestando uma profunda tristeza perante o crime.

“Isso dura há muito tempo no nosso país“, afirmou o chefe de Estado norte-americano, assegurando que a atual administração está determinada em fazer tudo o que estiver ao alcance para proteger os estudantes, segundo uma declaração citada pelas agências internacionais.

Trump disse ainda que a administração também está empenhada em garantir que “aqueles que representam uma ameaça, seja para eles próprios ou para outros”, não possam ter armas. “Um dia muito triste, muito muito triste”, acrescentou.

Segundo a agência norte-americana Associated Press (AP), o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, disse que Donald Trump e ele tinham sido informados do tiroteio.

Pence enviou uma mensagem dirigida aos estudantes, respectivas famílias, professores e a todos os afetados pelo crime: “Estamos com vocês. Estão nas nossas orações e sei que estão nas orações do povo americano”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …