Ser religioso aumenta a expectativa de vida

JMJ Rio 2013 / Flickr

Ser religioso pode aumentar a expectativa média de vida. Segundo um estudo, que analisou os obituários de mais de 1.000 pessoas nos EUA, as pessoas religiosas  vivem, em média, quase 4 anos a mais que os ateus. 

As conclusões encontradas se mantiveram iguais mesmo depois de os pesquisadores levarem em conta aspectos como gênero e estado civil, dois critérios conhecidos por influenciarem o tempo médio de vida.

Na verdade, as mulheres vivem de 4,8 anos a mais que os homens, mas a influência da religião na expectativa média de vida também chegou perto destes valores, de acordo com os pesquisadores.

“A afiliação religiosa teve um efeito quase tão forte sobre a longevidade de vida como o sexo, que é uma questão de anos de vida” disse Laura Wallace, autora principal do estudo e doutoranda em Psicologia pela Universidade de Ohio, em comunicado

O novo estudo, publicado na semana passada na revista Social Psychological and Personality Science, vai de encontro com estudos realizados anteriormente que relacionam a religião com benefícios para a saúde.

Há pesquisas que afirmam: frequentar serviços religiosos está diretamente ligado a uma maior longevidade de vida. No entanto, esses estudos costumavam usar os próprios testemunhos das utilizadores desses serviços, não sendo certo qual seria a precisão das informações recolhidas.

Os pesquisadores notaram ainda que o estudo encontrou apenas uma associação, não tendo sido possível determinar se ser religioso aumenta o tempo de vida ou se as pessoas mais saudáveis tendem a ser mais religiosas.

Religião e tempo de vida

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram cerca de 1.100 obituários de 42  cidades importantes dos EUA, publicadas online entre 2010 e 2011. Considerava-se uma pessoa religiosa caso o obituário mencionasse atividades religiosas.

Os pesquisadores também tiveram em conta a idade da pessoa, o gênero e o estado civil, bem como o número de atividades sociais e voluntárias em que participavam. Uma análise mais profunda revelou que o voluntariado e a participação em organizações sociais explicavam parte, mas não toda a relação entre religião e longevidade de vida.

De acordo com os pesquisadores, o estilo de vida também pode ajudar a explicar a associação encontrada. Muitas religiões têm regras que restringem práticas de vida menos saudáveis como, por exemplo, o uso de álcool e drogas, que pode ter influência na longevidade de vida.

Além disso, “muitas religiões promovem práticas para redução do estresse que podem melhorar a saúde dos fiéis, como a gratidão, a oração ou meditação”, disse o coautor do estudo Baldwin Way, professor de Psicologia em Ohio.

As conclusões encontradas também sugerem que o nível geral de religiosidade em uma cidade, assim como a forma como os habitantes a valorizam de acordo com as normas sociais, também pode afetar a ligação entre religião e tempo de vida.

Nas cidades extremamente religiosas, onde é importante viver em conformidade com as normas sociais, as pessoas religiosas tendiam a viver mais que as pessoas não religiosas. Por outro lado, nas cidades altamente religiosas, onde não era tão valorizado viver segundo as normas sociais, as pessoas não religiosas tendiam a viver o mesmo que as pessoas religiosas, disse Wallace.

Os pesquisadores apelidaram o fenômeno de efeito “transbordante”.

Neste efeito, os benefícios positivos associados à prática de uma religião se estendem para a população não religiosa. Ou seja, ateus podem ser influenciados positivamente por estarem inseridos em um ambiente religioso sem que sejam religiosos, provavelmente devido à saúde mental e física da comunidade.

No entanto, a equipe de pesquisa salienta ainda que estes representam apenas resultados preliminares, que necessitam ser replicados em outros estudos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …