Vídeo de agressão a estudante assediada choca a França e gera onda de solidariedade

Marie Laguerre foi agredida violentamente por um indivíduo em Paris que não gostou da resposta da estudante a uma série de insultos. As imagens da agressão se tornaram virais e chocam todo o mundo.

Marie Laguerre caminhava em uma rua de Paris quando foi assediada por um indivíduo. A estudante, desagradada com a atitude do homem, mandou-o se calar, mas ele voltou para trás e lhe deu uma violenta bofetada.

A cena foi captada por uma câmera de vigilância, e o vídeo, que se tornou viral, acabou por denunciar aquele que é “um problema de todas as mulheres”.

A agressão aconteceu na terça-feira passada, por volta das 18h30 em Paris, no 19º bairro da capital francesa e foi testemunhada por dezenas de pessoas que estavam sentadas em um café. Mas, para além dos vários olhos que assistiram incrédulos à agressão, a câmera de vigilância captou cada movimento.

Nas inúmeras entrevistas que a jovem estudante francesa deu durante esta semana, Laguerre contou que, na terça, voltava do trabalho para casa quando um indivíduo, com cerca de 30 anos, começou a lhe dirigir comentários obscenos, emitindo “sons com conotações sexuais”.

Segundo a rádio portuguesa Renascença, a jovem desabafa que não foi a primeira vez que aquela situação lhe aconteceu, mas destacou que, “naquele dia, ou naquele mês, já estava cansada”, pelo que ficou “zangada” e disse ao homem que se calasse.

“Achei que ele não tinha me ouvido, mas ouviu.” Foi nesse momento que o indivíduo se tornou agressivo, tendo atirado um cinzeiro que quase atingiu a jovem de 22 anos.

Depois de trocarem insultos, o homem avançou sobre a jovem e a esbofeteou, uma atitude que fez com que muitas pessoas que estavam sentadas na esplanada saíssem em defesa da jovem.

Marie Laguerre / Facebook

Marie Laguerre foi agredida num café em Paris

Depois da agressão, Marie retoma o caminho para casa, mas regressa ao café, onde várias pessoas se oferecem para testemunhar se apresentar queixa na polícia e o dono lhe oferece a gravação da câmera de segurança. A jovem acabou por publicar o vídeo da agressão nas redes sociais, que chamou a atenção de milhares de pessoas.

O vídeo se tornou viral em todo o mundo e conta já com mais de 3 milhões de visualizações, em uma altura em que o Parlamento francês se prepara para aprovar medidas que penalizam quem assediar sexualmente transeuntes na rua, informa a Renascença.

Ao Le Parisien, a secretária de Estado para a Igualdade de Gênero, Marlène Schiappa, adianta que “as primeiras multas deverão começar a ser aplicadas este ano”, e condena a agressão de que Laguerre foi vítima. No entanto, o vídeo vem “abrir os olhos” dos franceses para o assédio sexual que as mulheres enfrentam diariamente não só no país como no mundo inteiro.

O pacote de medidas prevê multas que podem ir de 90 a 750 euros para quem for declarado culpado de assediar sexualmente pessoas na rua, e deverá ser formalmente aprovado no final desta semana.

Em entrevista ao Le Parisien, a jovem francesa afirmou que, “enquanto as mentalidades não mudarem, nunca falaremos o suficiente do problema“.

“A questão passa pela lei, pela cultura popular, pelas mensagens que circulam na mídia, nos filmes, na música, por todo o lado, mesmo na escola. Não devemos tolerar os comentários. Esse fenômeno sistemático do assédio leva a que as mulheres não se sintam em segurança na rua. Enfrentei com orgulho a agressão, o mais direita e digna que consegui”, confessa.

Marie Laguerre, estudante do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, em Rennes, apresentou denúncia na polícia, indicou testemunhas e acrescentou um relatório médico que confirma o efeito da agressão.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …