O fechamento súbito e sem explicações do Observatório Solar Nacional, em Sunspot, no Novo México (EUA), por parte do FBI gerou uma onda de teorias da conspiração. Uma semana depois do estranho fechamento do local, ainda não se sabe o que aconteceu.
Na quinta-feira da semana passada (6), o FBI fechou misteriosamente o Observatório Solar em Sunspot, e uma agência dos Correios que está localizada nas suas imediações, não apresentando justificativas oficiais para o sucedido.
Essa ausência de explicações originou uma série de teorias da conspiração. E uma semana depois do fechamento, ainda não foram revelados motivos para a evacuação do local.
Em uma publicação no Facebook, o Observatório fala de um “problema de segurança”, notando que o fechamento foi uma “medida de precaução”, mas sem explicar mais nada.
A associação das Universidades para a Pesquisa em Astronomia (Aura), que gere o Observatório, anunciou que foi a decisão de “desocupar a instituição” como “uma medida preventiva“, conforme declarações da porta-voz Shari Lifson, que recusou ser mais concreta sobre o tal “problema de segurança”.
Shari Lifson acrescentou que o Observatório ficará fechado “até notificações posteriores”.
O xerife do condado, Benny House, fala de uma situação bizarra, lamentando que “o FBI se recusa a dizer o que está acontecendo”. “Queriam que ajudássemos na evacuação sem nos dizer nada”, afirma, destacando que tudo parecia tranquilo e sem sinal de ameaça.
“Não sei por que o FBI se envolveria tão rapidamente e não nos disse nada”, reclama Benny House, revelando que “havia helicópteros Blackhawk, um grupo de pessoas ao redor de antenas e equipes de trabalho em torres”.
Nem a Aura, nem o Observatório comentaram, até agora, o envolvimento do FBI e o serviço de inteligência dos EUA não apresenta qualquer explicação.
Não muito longe de Roswell…
Tanto mistério alimenta as teorias de conspiração que lembram o fato de o Observatório estar localizado a cerca de 200 quilômetros de Roswell, a cidade do Novo México onde alguns defendem ter caído um óvni em 1947.
Agora, há também quem argumente que o FBI pode ter encontrado no Observatório de Sunspot alguma prova de vida extraterrestre.
Por outro lado, há quem refira que a evacuação foi motivada pelo fato de o local estar alinhado com a tempestade solar, que está prevista para esta sexta-feira. Mas à parte perturbações nos GPS e nos satélites, o fenômeno não parece justificar o fechamento.
Outros teóricos da conspiração reparam que a evacuação coincidiu com uma tempestade geomagnética que assolou a Terra no início da semana.
O Observatório de Sunspot existe desde 1958, acolhendo vários telescópios para estudar o Sol. O espaço tem uma zona aberta a visitantes, onde podem conhecer algumas das instalações, bem como usar telescópios. Mas após a estranha evacuação, nem sequer os funcionários podem entrar.