Chovem partículas minúsculas do anel mais interno de Saturno

NASA / JPL-Caltech

A sonda Cassini da NASA

Durante suas últimas órbitas em 2017, a sonda Cassini mergulhou entre os anéis de Saturno e sua atmosfera, sendo banhada por uma chuva de partículas que os astrônomos chamaram de ring rain.

A sonda internacional da NASA, que explorou Saturno esuas luas entre 2004 e 2017, terminou seus trabalhos no ano passado, mas suas descobertas continuam a nos fascinar. Agora, e pouco depois de os cientistas terem perdido contato com Cassini, são publicadas novas pesquisas sobre as órbitas finais da sonda.

De acordo com uma nova pesquisa, publicada na semana passada na revista Science, uma equipe de cientistas recolheu com sucesso material microscópico que flui entre Saturno e seu anel mais interno – conhecido como anel D.

“Nossas medições mostram exatamente quais são esses materiais, como eles são distribuídos e quanta poeira entra em Saturno”, disse Hsu, autor principal do estudo e pesquisador associado do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial (LASP).

Durante décadas, os astrônomos suspeitaram que os anéis de Saturno atingiriam o planeta com grãos de gelo. Agora, e com as observações de Cassini divulgadas recentemente, surgem as primeiras visões detalhadas sobre essas chuvas celestes.

A pesquisa aponta que a chuva dos anéis está altamente contaminada com matéria orgânica e outras moléculas, atingindo Saturno com milhares de quilogramas por segundo. Compreender a quantidade e a composição dessas chuvas pode ajudar a esclarecer a origem e a evolução dos anéis do gigante gasoso, nota a Science News.

água representa apenas 25% do material que “chove” dos anéis de Saturno para a atmosfera do planeta. De acordo com o estudo, o material restante é composto por metano, dióxido de carbono, nitrogênio, amônia, dióxido de carbono e nanopartículas orgânicas.

A diversidade da composição química da chuva de anéis foi “uma grande surpresa”, uma vez que observações remotas mostram que o sistema de anéis de Saturno é quase inteiramente constituído por gelo, explicou Lisa Spilker, astrônoma do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que não participou do estudo.

Os cientistas ainda não conseguem explicar com certeza o motivo de a chuva de anéis ser tão desprovida de água. Mas uma coisa é certa: chove em Saturno. A cada segundo, os anéis do planeta fazem “chover” milhares de quilogramas de água gelada, bem como moléculas orgânicas e outras partículas minúsculas.

Golpe de engenharia e navegação

A descoberta agora divulgada é fruto da grand finale da missão, na qual Cassini realizou um conjunto de manobras arriscadas nos anéis do planeta. Segundo os cientistas, citados pela Physics.org, a recolha dessa poeira sob essas condições se revelouum golpe de engenharia e navegação, que a equipe já aspirava desde 2010.

“Essa é a primeira vez que partículas dos anéis de Saturno são analisadas com instrumentos construídos pelo homem”, disse Sascha Kempf, coautora do estudo e cientista associada do LASP. “Se há alguns anos tivessem perguntado se isso era possível, teríamos respondido ‘de forma alguma’”, reiterou a pesquisadora.

A incrível Cassini foi lançada em 1997, tendo chegado ao sexto planeta do Sistema Solar em 2004. A sonda, fruto de um projeto conjunto da NASA, ESA e da ASI, tinha como principal objetivo estudar Saturno e seus satélites naturais.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …