Turista abre cofre fechado há décadas no Canadá na 1ª tentativa

Um turista canadense conseguiu abrir um cofre que estava fechado havia décadas e que estava exposto em um pequeno museu do país, acertando o “segredo” para isso na primeira tentativa que fez, por acaso.

Stephen Mills estava visitando o Vermilion Heritage Museum com a família quando tentou abrir a caixa de ferro “por brincadeira”. O museu na província de Alberta já havia tentado desbloquear o cofre várias vezes – sem sucesso. O objeto estava fechado desde o final dos anos 70.

O museu, localizado na antiga sede de uma escola, abriga uma coleção sobre a história de Vermilion, cidade de pouco mais de 4 mil habitantes. Mills, que mora em Fort McMurray, em Alberta, visitava o local com a família durante um feriado em maio quando decifrou o segredo.

“Temos aprendido nos nossos acampamentos de verão que toda cidade pequena, não importa onde você vá, tem alguma coisa a oferecer,” disse ele à BBC News. A família levou as crianças para visitar o museu levados por um guia voluntário, identificado como Tom Kibblewhite. Um dos objetos em exibição era o cofre – originalmente do Brunswick Hotel, da cidade, inaugurado em 1906.

Acredita-se que ele tenha sido comprado pelo estabelecimento no ano seguinte. Ele foi doado ao museu no início dos anos 90, depois que o hotel mudou de dono e foi renovado. Mills disse que a família inteira ficou “intrigada” quando viu o objeto.

Como ele acertou a combinação?

O museu já havia pedido ajuda de especialistas e ex-funcionários do hotel para decifrar o código. Também já havia tentado combinações de fábrica, mas nenhuma das estratégias havia sido bem sucedida.

Como a família Mills, outros visitantes do museu brincavam tentando abrir o objeto, mas sem sucesso. Observando que os números de discagem variavam de zero a 60, Stephen, que trabalha como soldador, decidiu tentar 20-40-60.

É uma combinação típica de bloqueio em que você gira três vezes no sentido horário – 20 – duas vezes no sentido anti-horário – 40 – uma vez no sentido horário – 60″, disse ele. “E acabou dando certo”.

A presença de poeira no mecanismo de travamento, segundo ele, pode ter dificultado a abertura do objeto nos últimos anos. Kibblewhite disse à BBC que “foi emocionante” ver a porta finalmente se abrindo.

Infelizmente, não havia nenhum tesouro dentro do cofre. O objeto continha um contracheque antigo e parte de um bloco de comandas de restaurante, com recibos datados do final dos anos 70.

O bloco incluía a nota de compra de um hambúrguer de cogumelos por 1,50 dólares canadenses (o equivalente a R$ 4,35) e de um pacote de cigarros por 1,00 dólar canadense (R$ 2,90). “Eles (os papeis encontrados) não têm valor realmente, mas são de grande interesse para nós. Eles nos dão um pouco de noção de como eram os lugares em 1977, 78″, disse Kibblewhite.

As chances de Mills acertar a combinação eram mínimas, diz Jeffrey Rosenthal, da Universidade de Toronto e autor do livro Knock on Wood: Luck, Chance, and the Meaning of Everything.

Ele calculou a chance de adivinhação na primeira tentativa como sendo 1 em 216.000. Seus cálculos supunham que os números do cofre iam de 1 a 60. Algumas fechaduras, no entanto, admitem margem de variação, e se este tinha uma margem de três dígitos, as chances ficariam em 1 em 8.000, “o que ainda significa uma chance pequena“, segundo Rosenthal.

O fato de a combinação estar em um padrão específico e não parecer ser uma combinação aleatória de números também poderia ser considerado no cálculo das probabilidades, acrescentou ele.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …