Ninhos descobertos na Mongólia mostram que os dinossauros protegiam seus ovos

Um novo estudo canadense descobriu que dinossauros faziam ninhos em grupos e protegiam seus ovos como os pássaros de hoje em dia fazem.

“Os dinossauros costumam ser retratados como criaturas solitárias que faziam seus ninhos sozinhas, enterraram seus ovos e depois iam embora. Agora mostramos que alguns dinossauros eram muito mais gregários. Eles se uniam e estabeleciam uma colônia que provavelmente protegia [seus ovos]”, explica François Therrien, paleontólogo do Museu Real Tyrrell de Paleontologia, no Canadá.

Os pesquisadores descobriram um grupo de 15 ninhos com mais de 50 ovos com cerca de 10 a 15 centímetros de diâmetro em um local do Deserto de Gobi, na Mongólia. Estima-se que os ovos tenham 80 milhões de anos.

Os cientistas também puderam identificar o tipo de dinossauro que os colocou, por conta de sua aparência exterior: provavelmente um terópode não aviário, grupo que inclui velociraptors e tiranossauros.

Pouco mais da metade dos ninhos teve pelo menos um ovo chocado, estimativa feita com base nos fragmentos de cascas encontrados no local. Essa taxa de sucesso relativamente alta é parecida com a de aves e crocodilos modernos que protegem seus ninhos, em comparação com espécies que os abandonam.

Por enquanto, essa é a mais antiga evidência da existência deste tipo de comportamento antes da evolução dos pássaros modernos, 66 milhões de anos atrás.

Os paleontólogos já teorizavam que a “nidação coletiva” poderia ter surgido como comportamento entre os dinossauros, mas provar isso sempre se mostrou um desafio – mesmo quando ninhos de dinossauros eram encontrados juntos, ficava difícil dizer se haviam sido postos ao mesmo tempo, ou em épocas diferentes no mesmo local.

Já o local de nidificação da Mongólia ofereceu uma oportunidade inédita. No meio das camadas da formação desértica de 286 metros quadrados, havia uma fina faixa de rocha vermelha brilhante conectando todos os 15 ninhos relativamente intactos. Uma vez que tal faixa vermelha liga todos os ovos, é provável que os dinossauros os tenham colocado juntos, durante uma mesma época de reprodução.

Isso indica que os animais se juntavam e guardavam seus ninhos a fim de proteger seus ovos de predadores e outras ameaças.

Embora o paleontólogo Daniel Barta, da Universidade Estadual da Califórnia em Los Angeles (EUA), concorde que essa taxa de sucesso possa indicar que os dinossauros estavam provavelmente cuidando de seus ovos, é preciso levar em conta que ovos chocados e atacados por predadores têm aparências muito parecidas. Assim, essa é uma possibilidade a ser descartada.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Geology.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …