Israel: presidente pede a Benny Gantz para formar novo governo

O presidente de Israel Reuven Rivlin solicitou na noite desta quarta-feira ao ex-chefe comandante do Exército Benny Gantz para tentar formar um novo governo e superar o mais longo impasse político da história do país.

O pedido acontece após o fracasso do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em costurar uma coligação que garantisse a sua permanência no poder.

O presidente Reuven Rivlin fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na mídia. Ele afirmou que os partidos israelenses devem fazer concessões para aceitar alianças e superar a crise. Benny Gantz, do partido Azul e Branco de centro esquerda, prometeu “formar um governo de união liberal”. “Liberal” significa dizer sem a influência de partidos religiosos, aliados de Benjamin Netanyahu.

Como Netanyahu, ele terá 28 dias para costurar uma coalizão, mas pode enfrentar as mesmas dificuldades que seu adversário. Benny Gantz venceu as eleições de 17 de setembro, mas não tem maioria no Parlamento. Seus aliados da esquerda e o apoio de alguns parlamentares árabes israelenses não lhe são suficientes para garantir os 61 parlamentares necessários para formar um governo viável.

Os negociadores do partido Azul e Branco e do Likud, do premiê conservador Netanyahu, devem se encontrar nesta quinta-feira (24) para buscar um acordo. Um governo de união parece ser uma das únicas soluções para impedir que Israel volte às urnas pela terceira vez em 2019. O país está mergulhado num impasse político desde as primeiras eleições legislativas de abril.

Evitar novas eleições

O presidente israelense prometeu na noite desta quarta-feira que fará tudo para evitar novas eleições. Se Benny Gantz fracassar em um mês, ele poderá pedir à maioria dos deputados a indicação de um candidato. Mas analistas acreditam que uma nova votação seria quase inevitável.

Netanyahu anunciou na segunda-feira que desistia de tentar formar uma nova coalizão. Político veterano, primeiro-ministro por treze anos – incluindo dez sem interrupção – Benjamin Netanyahu acusou seu rival, um novato na política, de ter atrapalhado seus esforços para montar um governo de união nacional. Ele tentava permanecer no poder, apesar de um possível indiciamento por corrupção

Durante as negociações nas últimas semanas, o Likud, partido de direita de Netanyahu, tentou fazer com que os centristas aceitassem um compromisso, elaborado pelo presidente Rivlin, segundo o qual Netanyahu e Gantz se revezariam na posição de chefe de governo.

O líder do Azul e Branco não aceitou a proposta, por considerar que seu partido, que conquistou 33 cadeiras contra 32 para o Likud, deveria ser o primeiro a tentar liderar o governo. Durante a campanha, ele garantiu que não governaria com Netanyahu, visado pela justiça.

Por enquanto, os dois blocos, de direita com 55 deputados e o Azul e Branco com 54, estão irredutíveis. Netanyahu complicou as negociações dizendo que continuaria governando com os partidos religiosos, seus aliados mais leais, uma proposta impossível para os centristas que respaldam Benny Gantz.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …