Para Le Figaro, “Neymar está em busca do tempo perdido”

A imprensa francesa desta sexta-feira aproveitou o retorno de Neymar a Paris e aos treinos nessa quinta-feira, para abordar o futuro do jogador do PSG. “Neymar em busca do tempo perdido” é o título de um artigo publicado pelo Le Figaro.

O jornal consevador diz que o futuro do atacante brasileiro é incerto e que a atuação dele, tanto no PSG quanto na Seleção em 2020, é aguardada com expectativa.

Le Figaro diz que o retorno ao inverno e aos dias cinzentos parisienses poderia alimentar uma saudade legítima, após as festas de final de ano no verão brasileiro, ao lado da família e dos amigos. Mas a melancolia não tem mais espaço quando se trata de Neymar, “craque que tem a imagem ofuscada e tenta recuperar o tempo perdido”, afirma o texto.

Para o jogador mais caro do mundo, comprado por € 222 milhões do Barcelona há dois anos, 2019 vai ficar na memória como uma péssima lembrança. O ano que termina foi marcado por contusões, uma acusação de estupro, uma briga com um torcedor no Stade de France e o desejo de deixar o clube francês, lembra o diário.

Luz no fim do túnel

Mas a luz começa a aparece no fim do túnel. Depois das manifestações hostis dos torcedores do PSG, indignados com os caprichos e as declarações deselegantes do atacante durante o verão, o brasileiro parece ter dado a volta por cima no segundo semestre, graças a seu desempenho brilhante em campo.

Em 12 jogos, ele marcou nove gols e fez 6 passes decisivos, além de mostrar um bom entrosamento com o francês Mbappé e com o argentino Icardi.

A estratégia de comunicação do atacante também ajudou na reconquista dos torcedores. “Darei tudo em campo para que o PSG triunfe” garantiu Neymar recentemente à imprensa francesa, cita Le Figaro. Na mesma entrevista, o craque brasileiro evitou falar do futuro.

Por que falar em partir? Ainda tenho dois anos de contrato e a equipe continua a progredir”, declarou. O “individualismo não tem espaço no futebol” é o atual mantra de Neymar, novo defensor do jogo coletivo, completa o texto.

Mas apesar de todas essas declarações, as especulações continuam na Espanha sobre sua volta ao país. Neymar não teria abandonado a ideia de vestir de novo a camisa do Barcelona, ainda sonha e estaria negociando sua transferência para a Catalunha, onde seu nome é bem cotado.

Só uma coisa poderia incitá-lo a ficar em Paris, acredita Le Figaro: um primeiro sucesso do PSG na Liga dos Campeões. Eliminado sempre nas oitavas de final da competição, o clube francês espera que seu atacante vedete esteja, desta vez, em forma e consiga acabar com a maldição.

Reconquista do Brasil

O Brasil conseguiu levantar a Copa América sem ele, em 2019, após 12 anos de espera, alfineta o artigo. Mas, como haverá uma nova edição da competição americana em 2020, na Argentina e na Colômbia, o santista terá a ocasião de dar a volta por cima também com a seleção. Os torcedores brasileiros tinham deixado de apoiar o jogador desde seu triunfo nas Olimpíadas há quatro anos, salienta o artigo.

A mudança de comportamento do atacante foi ressaltada pelo Le Parisien. O diário destacou que ao contrário da pausa do meio do ano, quando ficou uma semana a mais de férias que os outros jogadores do PSG, Neymar voltou ontem ao trabalho como prometido, junto com todo mundo, e com um novo corte de cabelo oxigenado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …