Esses são alguns dos desafios que aguardam os primeiros astronautas em Marte

ESA

Lançar missões com destino a Marte não é mais um sonho tão distante — a NASA, por exemplo, planeja lançar uma missão tripulada com destino ao Planeta Vermelho na década de 2030, se tudo correr conforme o planejado.

Como não será nada fácil levar astronautas para nosso vizinho, o graduando Malaya Kumar, com Biswal e Ramesh Naidu Annavarapua, professor da Pondicherry University, investigaram os vários desafios desta empreitada em um novo estudo.

Eles apresentaram os resultados da análise durante o evento SciTech Forum 2020, e identificaram 14 diferentes desafios relacionados às missões para Marte. Um dos primeiros deles envolve a etapa do planejamento das missões: a janela de lançamento para aproveitar o momento de maior proximidade entre Marte e a Terra se abre apenas a cada dois anos. Se uma missão for lançada neste período, será possível chegar ao planeta depois de 150 a 300 dias de viagem.

Esse longo período dificulta o envio de suprimentos, já que os astronautas não poderiam esperar tanto tempo para receber combustível e alimentos. Além disso, a distância também é um fator que preocupa Biswal quando o assunto é a segurança dos astronautas e a energia por lá: “no caso de uma emergência, não vamos conseguir trazê-los de volta como poderíamos fazer em missões lunares”, exemplifica.

Devido à distância, a geração de energia também seria comprometida, algo que representa um problema para a alimentação dos veículos e estabilidade térmica no planeta devido às baixas temperaturas.

Em seguida, chegamos às questões envolvendo a saúde dos astronautas: como eles terão que passar alguns meses no espaço profundo durante a viagem, acabam correndo riscos relacionados tanto à saúde física quanto mental.

Além do impacto psicológico causado pelos longos dias de confinamento junto dos colegas na cabine da nave, existem também os impactos no corpo humano causados pela exposição prolongada à microgravidade.

Para Biswal, contudo, o mais grave de todos estes efeitos seriam aqueles relacionados à radiação, à qual eles estariam expostos durante a missão inteira: “os maiores perigos incluem o risco de câncer e os efeitos tanto da radiação interplanetária quanto da superfície”, explica ele, reforçando que a radiação poderia causar câncer e prejudicar a performance do cérebro. Isso acabaria impactando o trabalho das missões, que depende bastante do desempenho dos astronautas.

Felizmente, os pesquisadores propõem algumas estratégias para reduzir os danos na viagem e nas atividades realizadas no planeta, como um habitat de subsuperfície que poderia ser uma solução para os obstáculos de uma missão estendida ou uma estadia permanente por lá.

Ainda, eles propõem que as missões tripuladas sejam elaboradas incluindo formas de produzir rapidamente os suprimentos necessários a partir dos recursos disponíveis no planeta, algo que combina com o perfil das missões que a NASA e outras agências espaciais vêm desenvolvendo.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …