O título não está errado: aparentemente, o Facebook pretende mudar o seu nome para refletir melhor o objetivo de ser uma empresa com múltiplas soluções tecnológicas.
Segundo o site The Verge, a gigante das redes sociais deve manter a nomenclatura dos seus produtos intactos, inclusive a rede social responsável pelo sucesso da companhia, e trocar apenas a terminologia referente à empresa-mãe.
O suposto novo nome do conglomerado deve ser Horizon Worlds ou algo similar, que inclusive é o nome da plataforma de realidade virtual (RV) da empresa, cuja nomenclatura foi definida no início deste mês. Esse rebranding teria o objetivo de sinalizar a ambição da companhia em ser reconhecida além das mídias sociais, afinal há uma forte setor de desenvolvimento de inteligência artificial, robótica e realidade aumentada.
A expectativa é que o assunto seja detalhado durante a conferência anual da empresa, prevista para o dia 28 de outubro. Em julho, Mark Zuckerberg teria dito ao The Verge que planejava transformar o Facebook em uma “empresa metaverso” — algo como um conjunto de espaços virtuais voltados para as pessoas explorarem, um imenso mundo virtual — nos próximos cinco anos.
Se isso se concretizar, deve ser a segunda movimentação similar ocorrida por uma gigante do mercado da web: em 2015, o Google criou uma companhia de capital aberto chamada Alphabet para administrar o conglomerado de subsidiárias. A gigante das buscas tem uma atuação ainda mais ampla que a do Facebook, porque também desenvolve sistemas operacionais, softwares e dispositivos/gadgets.
Recentemente, o Facebook anunciou a intenção de contratar cerca de 10 mil novos funcionários na Europa para ajudar na construção do metaverso. No meio do ano, uma equipe de criação de produtos foi destacada em julho justamente para começar os trabalhos dedicados à construção deste sonho de Zuckerberg, com a participação do Reality Labs, a subsidiária responsável pelos produtos de RV.
Até o momento, o Facebook não comentou nada sobre o assunto nem trouxe detalhes oficiais, portanto tudo não passa de especulação, o que eleva ainda mais a expectativa pelo anúncio.
// Canaltech