Argentina investiga chegada de milhares de grávidas russas

Polícia Federal faz busca e apreensão em apartamentos de suspeitos de cobrar até 35 mil dólares de russas que queiram dar à luz na Argentina.

Em apenas três meses, mais de 5.800 mulheres russas com mais de 30 semanas de gravidez entraram na Argentina para dar à luz no país, segundo informações do governo argentino.

No período de um ano, o número chega a 10.500. As autoridades argentinas acreditam que elas estejam tentando obter a nacionalidade argentina para seus filhos em meio à guerra na Ucrânia.

“A quantidade realmente é muito grande a cada dia”, comentou a diretora nacional de migração, Florencia Carignano. Ela acrescentou que, na semana passada, num único voo da Ethiopian Airlines, estavam 33 cidadãs russas grávidas de mais de 30 semanas.

“Não temos nenhum problema com pessoas de qualquer nacionalidade que queiram vir morar na Argentina, que queiram criar os seus filhos aqui, que queiram investir na Argentina. O problema é que essas pessoas vêm, saem com o passaporte e não voltam”, disse Carignano.

Nesta quinta-feira, a Polícia Federal da Argentina fez busca e apreensão de bens em dois apartamentos de luxo no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires. Essas residências seriam dos líderes de uma quadrilha que levava as mulheres russas para a Argentina para dar à luz.

Segundo o jornal Clarín, a quadrilha cobrava entre 20 mil e 35 mil dólares por uma viagem para a Argentina, incluindo traslado, acomodação, uma clínica para o parto e auxílio para obter a cidadania argentina em tempo recorde.
Passaporte cobiçado

Qualquer pessoa nascida em solo argentino recebe imediatamente a cidadania, e ter um filho argentino acelera o processo de cidadania para os pais.

O país sul-americano não exige visto para entrada de cidadãos russos. Além disso, o passaporte argentino dá acesso a 171 países sem visto e permite a obtenção de um visto de dez anos para os Estados Unidos.

No momento, russos podem viajar para apenas 87 países sem visto, e entrar em países ocidentais tem ficado cada vez mais difícil desde a invasão da Ucrânia.

Segundo Carignano, 7 mil das russas que entraram para dar à luz não estão mais na Argentina. “Todas vêm justamente na semana 33”, observou.

Carignano disse que as mulheres que entram grávidas no país são de alto poder aquisitivo e declaram ter viajado à Argentina com agências que lhes ofereciam pacotes.

Ela afirmou haver um padrão de comportamento que a Justiça está investigando. O advogado Christian Rubilar disse que existem criminosos que “estão defraudando as pessoas [grávidas russas], aproveitando-se do desespero da guerra” na Ucrânia.
Seis detidas no aeroporto

As autoridades de imigração argentinas proibiram esta semana seis mulheres russas grávidas de entrarem na Argentina – três na quarta-feira e três na quinta. Elas alegaram serem turistas.

Algumas das mulheres às quais foi recusada a entrada esta semana, e que ficaram detidas no Aeroporto Internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, iniciaram processos judiciais. Elas foram mais tarde liberadas.

“Essas mulheres, que não cometeram um crime, que não infringiram qualquer lei migratória, estão a ser privadas ilegalmente da sua liberdade”, disse Rubilar, que representa três das seis mulheres.

Carignano detalhou que as detidas chegaram desacompanhadas, grávidas de 33 ou 34 semanas e que declararam viajar para fazer turismo, mas não tinham passagem de regresso e não sabiam dizer onde iriam fazer turismo na Argentina.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …