A casa para futuros divorciados se divide ao meio quando o casal se separa

Studio OBA

A "Casa Pré-nupcial" é uma casa que se divide em duas a pensar nos casais que se divorciam

A “Casa Pré-nupcial” é uma casa que se divide em duas a pensar nos casais que se divorciam

Uma casa flutuante que se divide em duas em caso de divórcio. O conceito é de um gabinete de arquitetura da Holanda que espera, assim, dar resposta à nova realidade da sociedade onde vivemos e onde o casamento é, cada vez menos, para sempre.

Prenuptial Housing“, ou Casa Pré-nupcial, é o nome do projeto do gabinete de arquitetura holandês Studio OBA, que está desenvolvendo uma casa desenhada em módulos separáveis – para prever a ocorrência de um divórcio.

No site do gabinete, os arquitetos autores do projeto explicam que o conceito Prenuptial Housing é “uma resposta às crescentes taxas de divórcio na sociedade de hoje”.

A inovadora habitação é uma casa flutuante, constituída por “duas unidades pré-fabricadas que parecem uma, que se abraçam, formando a fundação de uma casa moderna“.

A construção recorre a materiais como elementos em fibra de carbono e madeira semi-transparente, explica o Studio OBA numa nota publicada em seu site.

Studio OBA

A casa "pré-nupcial" divide-se em módulos em caso de separação do casal

A casa “pré-nupcial” divide-se em módulos em caso de separação do casal

Contudo, “quando os casais sentem que estão se afastando, a casa inicia uma ruptura, separando as duas unidades que então ficam a solo na água”, descreve ainda o site.

O projeto foi inspirado numa ideia de Omar Kbiri, um especialista em relações públicas, explica à revista Dezeen o arquiteto Vincent Ringoir, do Studio OBA.

A casa foi concebida para flutuar na água, uma ideia inspirada nos inúmeros canais de Amsterdã, onde o gabinete de arquitetura composto por estudantes da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, tem a sua sede.

“O desafio do projeto era desenhar uma casa que consiste em duas unidades autônomas que parecem ser apenas uma”, salienta Vincent Ringoir.

“Devido à forma como a desenhamos, a casa responde ao fluxo da relação: quando tudo está bem, a casa permanece uma unidade. Quando os casais se separam, a casa – literalmente – também se separa”, explica o arquiteto.

O único senão é que o casal separado terá mesmo assim que manter a vizinhança.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …