A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas.

Na carta enviada no domingo, 10, e publicada em sua página de Facebook, Morawiecki diz que um mapa que aparece na série localiza os campos de extermínio dentro das fronteiras atuais da Polônia. Para o líder polonês, a representação coloca a Polônia como responsável pelos campos de extermínio, quando, na verdade, o país estava ocupado pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

A empresa de streaming de filmes e séries disse à Reuters que estava ciente das preocupações sobre o documentário e acrescentou que o assunto estava sendo analisado.

A Alemanha nazista invadiu a Polônia em 1939, fato que marcou o começo da guerra. Ali, os alemães construíram campos de concentração, incluindo Auschwitz, onde mataram milhões de pessoas — judeus, em sua maior parte.

Em sua carta para o CEO da Netflix, Reed Hastings, Morawiecki disse que era importante “honrar a memória e preservar a verdade sobre a Segunda Guerra e o Holocausto”.

Ele acusou “certos trabalhos” no Netflix de serem “muito imprecisos” e de estarem “reescrevendo a história”. “Não só há um mapa incorreto, como ele leva espectadores a acreditarem que a Polônia foi responsável por estabelecer e manter aqueles campos e cometer aqueles crimes.”

À sua carta, o primeiro-ministro anexou o mapa da Europa do fim de 1942, assim como um depoimento de Witold Pilecki, que foi voluntariamente preso em Auschwitz e escreveu sobre suas experiências depois de conseguir escapar. “Acredito que esse erro terrível tenha sido cometido sem querer”, escreveu Morawiecki, pedindo que a empresa “corrija isso assim que possível”, mudando o mapa ou informando o público do erro.

O Ministério de Relações Exteriores da Polônia mandou uma mensagem para o Netflix pelo Twitter, pedindo que se “mantivesse fiel a fatos históricos”. “Durante o período em que The Devil Next Doordescreve, o território da Polônia estava ocupado, e a Alemanha nazista era responsável pelos campos. O mapa mostrado na série não reflete as fronteiras daquela época.”

No ano passado, a Polônia introduziu leis criminalizando termos que implicassem que a Polônia tenha sido responsável pelas atrocidades cometidas pela Alemanha nazista. No entanto, um clamor internacional fez com que o governo removesse a ameaça de prisão por até três anos como consequência do uso de termos do tipo.

A maior parte da população de judeus da Polônia foi exterminada durante a ocupação. Houve, no entanto, algumas atrocidades cometidas pela Polônia contra judeus e outros civis durante e depois da guerra. Em 1941, moradores de vilas da Polônia na cidade de Jedwabne, talvez instigados pelos nazistas, reuniram mais de 300 de seus vizinhos judeus, que foram então queimados vivos em um celeiro.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …