A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas.

Na carta enviada no domingo, 10, e publicada em sua página de Facebook, Morawiecki diz que um mapa que aparece na série localiza os campos de extermínio dentro das fronteiras atuais da Polônia. Para o líder polonês, a representação coloca a Polônia como responsável pelos campos de extermínio, quando, na verdade, o país estava ocupado pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

A empresa de streaming de filmes e séries disse à Reuters que estava ciente das preocupações sobre o documentário e acrescentou que o assunto estava sendo analisado.

A Alemanha nazista invadiu a Polônia em 1939, fato que marcou o começo da guerra. Ali, os alemães construíram campos de concentração, incluindo Auschwitz, onde mataram milhões de pessoas — judeus, em sua maior parte.

Em sua carta para o CEO da Netflix, Reed Hastings, Morawiecki disse que era importante “honrar a memória e preservar a verdade sobre a Segunda Guerra e o Holocausto”.

Ele acusou “certos trabalhos” no Netflix de serem “muito imprecisos” e de estarem “reescrevendo a história”. “Não só há um mapa incorreto, como ele leva espectadores a acreditarem que a Polônia foi responsável por estabelecer e manter aqueles campos e cometer aqueles crimes.”

À sua carta, o primeiro-ministro anexou o mapa da Europa do fim de 1942, assim como um depoimento de Witold Pilecki, que foi voluntariamente preso em Auschwitz e escreveu sobre suas experiências depois de conseguir escapar. “Acredito que esse erro terrível tenha sido cometido sem querer”, escreveu Morawiecki, pedindo que a empresa “corrija isso assim que possível”, mudando o mapa ou informando o público do erro.

O Ministério de Relações Exteriores da Polônia mandou uma mensagem para o Netflix pelo Twitter, pedindo que se “mantivesse fiel a fatos históricos”. “Durante o período em que The Devil Next Doordescreve, o território da Polônia estava ocupado, e a Alemanha nazista era responsável pelos campos. O mapa mostrado na série não reflete as fronteiras daquela época.”

No ano passado, a Polônia introduziu leis criminalizando termos que implicassem que a Polônia tenha sido responsável pelas atrocidades cometidas pela Alemanha nazista. No entanto, um clamor internacional fez com que o governo removesse a ameaça de prisão por até três anos como consequência do uso de termos do tipo.

A maior parte da população de judeus da Polônia foi exterminada durante a ocupação. Houve, no entanto, algumas atrocidades cometidas pela Polônia contra judeus e outros civis durante e depois da guerra. Em 1941, moradores de vilas da Polônia na cidade de Jedwabne, talvez instigados pelos nazistas, reuniram mais de 300 de seus vizinhos judeus, que foram então queimados vivos em um celeiro.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …

Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos …