Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Simone Venezia / EPA

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta segunda-feira (03/08) que viajantes que retornam à Alemanha vindos de territórios considerados de risco sejam obrigados a fazer um teste do novo coronavírus antes do embarque. Atualmente, Berlim lista quase 140 países como área de risco, incluindo Estados Unidos e Brasil.

“Gostaria que a União Europeia, que todos nós na Europa determinássemos que aqueles que vêm de países terceiros, de áreas de risco, façam um teste obrigatório antes da partida, e que o teste seja negativo”, afirmou o ministro em entrevista à emissora pública de televisão ARD.

Spahn afirmou ainda que nesta semana entrará em vigor na Alemanha a obrigatoriedade do teste para covid-19 para viajantes vindos de regiões de risco. Os testes serão disponibilizados gratuitamente.

De acordo com a portaria do ministério, quem retorna à Alemanha tem um prazo de 72 horas para se submeter ao procedimento, mesmo que não apresente sintomas. O resultado deve ser apresentado ao Departamento de Saúde competente, também dentro deste período. Enquanto o resultado não for negativo, a quarentena é obrigatória.

Em muitos aeroportos alemães, centros de teste já estão montados. Os exames voluntários já estão disponíveis aos passageiros em alguns terminais desde sábado.

Até entrar em vigor a obrigatoriedade do teste, viajantes procedentes de regiões de risco precisavam cumprir uma quarentena em casa, a menos que apresentassem teste negativo realizado nas últimas 48 horas.

Spahn disse que o governo já possui um esboço sobre a implementação da nova norma, mas que este ainda precisa ser estruturado com governos estaduais. “Precisamos coordenar isso com os estados, porque deve ser praticado localmente nos aeroportos, por exemplo, ou nas estações de trem”, disse.

O ministro apelou ainda para o senso de responsabilidade dos alemães que agora estão de férias. Ele reiterou que as regras de higiene e o distanciamento social devem ser observados e respeitados. “O vírus não sai de férias”, alertou.

Ao ser questionado sobre a demora para a adoção de exames compulsórios para viajantes que retornavam à Alemanha, Spahn disse que as capacidades de teste precisavam ser implementadas primeiro. “Agora temos a capacidade de realizar 1,2 milhão de testes por semana. Cerca da metade está sendo usada atualmente.”

O ministro afirmou que espera que o número de testes aumente, não apenas devido à volta de pessoas que estavam de férias no exterior, mas também devido ao retorno das aulas. “Iremos verificar, tenho certeza disto, que nas próximas semanas haverá significativamente mais testes”, disse Spahn.

Juristas alemães classificaram como ilegal o plano de Spahn, mas admitiram que se trata de uma ação válida e legítima. “Um teste é uma violação do direito à integridade física”, disse o cientista jurídico Thorsten Kingreen, da Universidade de Regensburg. “Mas o objetivo do controle de infecção é legítimo e a intervenção razoável.”

O Instituto Robert Koch (RKI) mantém uma lista com os países considerados de risco. O Brasil faz parte dos países listados, assim como quase todos os outros países sul-americanos, México, EUA, Turquia, a vizinha Luxemburgo, entre outros. A última atualização incluiu três regiões da Espanha: Catalunha, Navarra e Aragón.

A Alemanha vem enfrentando um aumento no número de casos nas últimas semanas. Segundo o RKI, nas últimas 24 horas foram contabilizadas no país 509 novas infecções. A instituição responsável pela prevenção e controle de doenças computa um total de 210.402 infecções desde o início da pandemia, com 9.148 óbitos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …