Alemanha quer testes obrigatórios de Covid-19 para quem chegar de áreas de risco

Críticos apontam possível sobrecarga para aeroportos e consequências para a indústria do turismo na Alemanha, já abalada pelos efeitos da pandemia.

O governo da Alemanha anunciou nesta segunda-feira a introdução de testes obrigatórios do novo coronavírus para todos os que retornarem ao país vindos de áreas consideradas de risco.

A medida visa tentar deter uma segunda onda de Covid-19 após a recente multiplicação de casos da doença atribuída, em parte, a turistas que voltam das férias. Ela deve entrar em vigor na próxima semana.

O teste deverá ser obrigatório para todos os que retornarem de um país considerado de risco, a partir de uma lista do Instituto Robert Koch (RKI), órgão alemão de controle e prevenção de doenças infecciosas.

Atualmente, essa relação, que inclui o Brasil, contém cerca de 130 países. Quase todos eles são de fora da União Europeia. Uma exceção é Luxemburgo. O exame de coronavírus já vem sendo oferecido gratuitamente desde este último fim de semana em alguns aeroportos alemães, incluindo Frankfurt, principal porta de entrada para o país.

Quarentena obrigatória

O teste pode ser feito gratuitamente por todos os viajantes. Mas ele é sobretudo uma alternativa para quem chega de regiões de risco. Esses passageiros são atualmente obrigados a se submeter a duas semanas de quarentena após a chegada, caso não apresentem um teste negativo para Covid-19 realizado nas últimas 48 horas.

A medida vem sendo alvo de críticas, porque muitos dos que são testados positivo tem retornado de países que não são considerados de risco, mas onde tem sido constatada uma disseminação localizada de Covid-19, como é atualmente o caso de dois destinos populares entre os alemães: Áustria e Espanha.

O governo alemão afirma que vai atualizar diariamente a listagem de regiões de risco e que novos países, incluindo europeus, podem passar a fazer parte dela.

Outro ponto que ainda não está claro é como essa medida será implementada em estações de trem e nas estradas. Luxemburgo consta atualmente como região de risco e faz fronteira com a Alemanha – muitos alemães utilizam carro ou trem para chegar ao país.

Alguns críticos também apontam para uma possível sobrecarga dos aeroportos e as consequências para a indústria do turismo, já tão abalada pelos efeitos da pandemia.

Outro ponto questionado por representantes da classe médica é que os testes não detectam uma infecção caso o paciente tenha sido contaminado no dia anterior, por exemplo.

Temor de uma segunda onda

O governo alemão teme uma possível segunda onda de Covid-19. Nos últimos sete dias, o país registrou 3.786 novos casos. Isso equivale a um terço a mais que na semana anterior, quando foram reportadas 2.860 novas infecções.

Só na quinta passada foram apontados 815 novos casos, um registro diário visto pela última vez em meados de junho, quando a doença se disseminou entre funcionários de um frigorífico alemão. A diferença é que desta vez não há um foco localizado responsável pela alta, o que pode ser um indicativo da chegada de uma chamada segunda onda.

Por outro lado, alguns analistas advertem que a alta pode ser atribuída a um aumento do número de testes. Caso isso seja verdade, o retorno de milhares de pessoas das férias de verão nas próximas semanas deve contribuir para uma nova elevação dos números da Covid-19 na Alemanha.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …