Pela primeira vez, Brasil apoia embargo dos EUA a Cuba na ONU

Beto Barata / PR

Presidente Michel Temer faz o discurso de abertura da 72ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)

Pelo 28º ano consecutivo, o embargo dos EUA imposto a Cuba há quase seis décadas foi condenado nesta quinta-feira (7) por uma esmagadora maioria na Assembleia Geral da ONU, onde a resolução cubana obteve 187 votos contra três, os dos Estados Unidos, Israel e pela primeira vez, o Brasil.

O embargo dos EUA, imposto há 57 anos e endurecido várias vezes, não conseguiu derrubar o governo do Partido Comunista Cubano.

Mas o presidente Donald Trump, que busca uma mudança de regime em Cuba e na Venezuela e considera Havana responsável pela sobrevivência do governo de Nicolás Maduro, até aumentou as sanções contra a ilha no quadro de sua luta contra “Cubazuela”, termo cunhado por seu representante diplomático para a América Latina.

Após dois dias de debates em que dezenas de países chicotearam o embargo por considera-lo “anacrônico” e “desumano”, o Brasil rompeu com sua tradição de exigir o fim do embargo sob a liderança do novo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, aliado de Trump e feroz oposição do socialismo.

Apenas dois países se abstiveram: a Ucrânia e, pela primeira vez, a Colômbia, cujo presidente de direita Iván Duque é outro grande aliado de Washington.

O governo cubano diz que, desde que o presidente John F. Kennedy impôs o embargo a Cuba em fevereiro de 1962, menos de um ano depois que Fidel Castro declarou o caráter socialista da revolução, causou danos à ilha de mais US $ 138.000 à taxa de câmbio atual.

Sufoco econômico

Os Estados Unidos “não escondem seu propósito de sufocar economicamente Cuba e aumentar danos, privações e sofrimento ao nosso povo”, disse o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, que denunciou “uma escalada de agressão a Cuba” por Trump.

“É hora de parar com a demência imperialista”, lançou ao seu lado o ministro venezuelano das Relações Exteriores Jorge Arreaza, que viajou a Nova York para participar do debate.

A política dos EUA em relação a Cuba “fracassou, assim como o golpe contra Maduro”, disse Arreaza. Mas “a América Latina e o Caribe não são e nunca serão quintais de nenhum império”.

Há um ano, a resolução que pedia o fim do embargo contra Cuba foi apoiada na ONU por 189 países e rejeitada apenas pelos Estados Unidos e Israel, como em 2017. A Ucrânia e a Moldávia se abstiveram.

Somente uma vez, em 2016, Washington se absteve de votar contra a resolução que condenava o embargo em um contexto da abordagem de Barack Obama à ilha, que incluiu a reabertura de embaixadas nas duas capitais em 2015.

Violações dos direitos humanos

Mas Trump reverteu essa política e continua a aumentar a pressão com novas sanções que causaram uma crise de energia e combustível e que busca reduzir pela metade o turismo para Cuba, visitado no ano passado por 600.000 americanos.

Os Estados Unidos dizem que o embargo é necessário para punir um governo que viola os direitos humanos de seu próprio povo e onde mais de 50.000 ativistas, jornalistas e outros foram presos arbitrariamente desde 2010, segundo a embaixadora da ONU Kelly Kraft.

“Os Estados Unidos não são responsáveis pelos infindáveis abusos do regime contra seu próprio povo; não aceitamos nenhuma responsabilidade por isso”, disse Kraft à Assembleia, reivindicando o direito de seu país de negociar com quem ele quiser.

Além disso, ele disse que “Cuba contribui ativamente para a instabilidade regional” e “colabora com o regime de Maduro, perpetuando uma crise humanitária e econômica que se estende para além das fronteiras da Venezuela”, afirmou.

O embargo fracassou e a política dos EUA em relação a Cuba é um modelo de “diplomacia desperdiçada” que está punindo os novos pequenos empresários cubanos, Christopher Sabatini, pesquisador do centro de análise Chatham House para a América Latina e professor da Universidade de Columbia.

“As transições democráticas da União Soviética e da Europa Oriental não ocorreram quando esses países estavam sob embargo”, lembrou. Na sua opinião, as sanções “estão levando os cubanos mais para os braços dos russos e o que resta do apoio ao petróleo venezuelano; portanto, está tendo o efeito oposto“, como desejado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …