Chocolate pode estar com os dias contados

Sidney Oliveira / Agência Pará

O aumento da temperatura, provocado pelas mudanças climáticas, pode colocar em risco a indústria mundial do cacau em 2050.

O aumento da temperatura em 2,1 graus centígrados e o tempo mais seco característico do aquecimento global podem fazer com que as áreas de cultivo de cacau reduzam abruptamente a partir de 2050.

Segundo o português Diário de Notícias, o alerta é da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA e em causa está o fato de as plantas de cacau necessitarem de condições muito específicas para crescer, como temperaturas estáveis, chuva abundante, elevada umidade, solo rico em nitrogênio e proteção contra o vento.

A Costa do Marfim, o Gana e a Indonésia são, neste momento, os principais produtores de cacau, lugares onde a temperatura, a umidade e a chuva se mantêm constantes durante o ano.

Uma das soluções apontada pelos cientistas é a passagem dos locais de produção da planta de cacau para zonas mais montanhosas. Nessas áreas preservadas como refúgio da vida selvagem, o impacto das mudanças climáticas iria diminuir, ainda assim, iria prejudicar os ecossistemas.

De acordo com a Visão, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, se aliou à marca de chocolates Mars para tentar encontrar soluções, de forma a evitar a extinção do chocolate.

A equipe chegou à conclusão que através de mudanças genéticas nas sementes da planta iriam conseguir fazer com que o cacau sobrevivesse ao tempo quente e seco.

Assim, os cientistas planejam usar uma ferramenta de edição genética – chamada CRISPR – que permite fazer alterações específicas e precisas no DNA dos organismos vivos. Esta tecnologia já é usada em várias plantações, de forma a torná-las mais resistentes ao ambiente e a parasitas.

Jennifer Doudna, geneticista da UCB que inventou o CRISPR, acredita que a tecnologia pode ter um importante impacto na indústria alimentar. A especialista acredita que esta ferramenta pode beneficiar grandes empresas assim como agricultores amadores. “Pessoalmente, adorava ter um tomateiro com frutos que durassem mais tempo”, afirma.

Apesar de ainda não haver resultados, a equipe de cientistas considera o CRISPR uma arma importante na conservação de plantas e alimentos que possam vir a se extinguir no futuro, assim como o cacau.

Mas, como noticia o DN, para João Branco a extinção do cacau não passa de uma especulação. O presidente da associação ambientalista Quercus afirma que o fato de a temperatura média global aumentar 2,1 graus “não quer dizer que vá aumentar nos locais onde o cacau é produzido”.

O responsável acredita que não há muitas bases científicas que sustentem o alarme. “Neste momento, há muitos mais problemas com a perda de área de cultivo por causa da degradação dos solos”, afirma.

Além disso, esta é uma perspectiva preocupante, mas a extinção global do chocolate em 2050 não é fundamentada neste projeto, especialmente porque o cacau pode ser cultivado em outros lugares.

“O cacau é cultivado em outros lugares, como a Austrália, e não é nativo da África”, disse à Snopes, bióloga evolutiva Ingrid Parker, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz.

Esta não é a primeira vez que se fala da eventual extinção do cacau. Em 2014, houve um agravamento do deficit entre produção e consumo, não só por causa da seca, mas também devido a uma doença de fungos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …