Cirurgião confessa em tribunal ter marcado suas iniciais no fígado de doentes

Um cirurgião britânico admitiu em tribunal ter marcado no fígado de dois pacientes as iniciais do seu nome durante transplantes.

Simon Bramhall, de 53 anos, admitiu em tribunal ter queimado no fígado de dois pacientes as iniciais do seu nome, SB. O cirurgião se declarou culpado, na quarta-feira (13), em um caso que o procurador de justiça considerou não ter precedentes no direito penal.

Para marcar as iniciais, Bramhall usou um instrumento cirúrgico que sela os vasos sanguíneos e evita hemorragias e afirmou, ainda, que o fez diante de outros colegas.

Segundo o jornal português Diário de Notícias, o procurador Tony Badenoch garante que Bramhall marcou intencionalmente os doentes quando estavam sob o efeito da anestesia, sendo um “claro abuso da posição em que se encontrava”.

O insólito aconteceu em fevereiro e agosto de 2013, quando Bramhall trabalhava no hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, no Reino Unido. O caso foi descoberto quando outro médico, durante uma cirurgia posterior, descobriu as iniciais que Bramhall havia deixado.

O órgão do paciente em questão já estava com problemas e foi por isso que outro cirurgião teve que intervir, permitindo a descoberta da marca das iniciais. As marcas não causaram qualquer tipo de dano aos pacientes e, normalmente, desaparecem sozinhas.

Bramhall, que trabalhou durante 12 anos no hospital, foi suspenso em 2013. Em maio de 2014, apresentou sua demissão, após um processo disciplinar. No próximo dia 12 de janeiro, o tribunal de Birmingham irá divulgar a sentença do cirurgião.

Ciberia // ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Cientistas estão mais próximos da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipe de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo as portas para a cura da doença. A equipe internacional de cientistas liderada pelos pesquisadores do Centro Andaluz de …

Cientista revela como é o som do Sol

Já parou para pensar no som que as estrelas fazem? Bill Chaplin, professor de Astrofísica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, explica que esses corpos celestes têm um barulho natural. Segundo explica o professor Bill Chaplin, …

Grande Barreira de Corais sofreu um “colapso catastrófico”

A Grande Barreira de Corais na Austrália, patrimônio mundial da UNESCO, sofreu um “colapso catastrófico” de corais durante uma onda de calor em 2016. “Uma ameaça à diversidade da vida marinha”, revelou um estudo da …

Bolas gigantes de ervas daninhas "atacam" cidade da Califórnia

As bolas gigantes conhecidas como “tumbleweed” cobriram casas, invadiram ruas e lançaram um verdadeiro caos em uma cidade do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. “Invasão” foi a palavra que a moradora Tanya Speight utilizou para …

Hans Asperger colaborou ativamente com os nazistas na Segunda Guerra Mundial

Documentos recentemente descobertos sugerem que Hans Asperger, o pediatra cujo nome descreve uma forma de autismo, esteve ativamente envolvido no programa de eutanásia do regime nazista na Áustria. As provas foram retiradas de documentos e registros …

Quase 40 anos depois, a Arábia Saudita voltou a ter cinema

A Arábia Saudita inaugurou nesta quarta-feira (18) o primeiro cinema comercial, pondo fim a uma proibição de quase 40 anos, em um esforço do príncipe saudita para modernizar o reino conservador. Segundo a Reuters, o novo …

Se reunião com a Coreia do Norte não correr bem, Trump se levanta e sai

Donald Trump admitiu haver a possibilidade de libertar os três norte-americanos presos na Coreia do Norte e adiantou que pode cancelar o encontro com Kim Jung-un se achar que não será produtivo. Nesta quarta-feira (18), Donald …

Miguel Díaz-Canel, o primeiro presidente da Cuba pós-Castro

Miguel Mario Díaz-Canel, o número 2 do governo de Cuba desde 2013, se tornou nesta quinta-feira (19) o novo presidente do país, onde, pela primeira vez em seis décadas, a principal liderança não tem Castro …

Projeto que prevê proibição de plástico descartável no Brasil é aprovado pelo Senado

Na terça-feira (17), a Comissão de Meio Ambiente (CMA), que faz parte do Senado, aprovou um projeto importantíssimo, que prevê a retirada gradual do plástico descartável no Brasil. De acordo com o projeto, em dez anos, …

MPF pede que Ibama indefira exploração de petróleo na foz do Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá expediu recomendação nesta quarta-feira (18) para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indefira licença para exploração de petróleo na foz do …