Democracia em Hong Kong: Pequim decreta o fim de “um país, dois sistemas”

studiokanu / Flickr

Protestos em Hong Kong

A sessão plenária do Congresso Nacional do Povo em Pequim terminou nessa quinta-feira (11). Sem surpresa, os delegados votaram a favor da lei que reforma o Código Eleitoral em Hong Kong com 2.895 votos a favor e uma abstenção.

Os quase 3.000 delegados chineses permaneceram sentados, mas aplaudiram em uníssono a resolução que apareceu nas telas do Grande Palácio do Povo de Pequim, e que acabava de ser adotada.

A reformulação do sistema eleitoral em Hong Kong é uma das mudanças mais importantes feitas na Constituição da região administrativa especial desde a transferência da ex-colônia britânica para a China em 1997. De acordo com o premiê chinês, Li Keqiang, esta decisão seria, no entanto, parte de uma continuidade do sistema.

“Em relação a esta decisão do Congresso Nacional do Povo de aprovar a reforma do Código Eleitoral em Hong Kong, o objetivo não poderia ser mais claro: é melhorar o sistema levando em consideração o princípio de ‘patriotas administrando Hong Kong‘, enquanto continua seguir o modelo ‘um país, dois sistemas’”, afirmou.

Um sistema que se assemelha ao de Cingapura

A resolução contém nove artigos e inclui a expansão do comitê de seleção do Executivo de Hong Kong para 1.500 membros, incluindo 300 aliados de Pequim.

O Conselho Legislativo também está sendo estendido de 70 para 90 assentos, com um comitê de auditoria eliminando candidatos considerados antipatrióticos pela China, ou seja, opositores, de acordo com o analista político Wu Qiang.

“Essa reforma do sistema eleitoral acaba com o modelo ‘um país, dois sistemas’ de Hong Kong”, lamentou. É um sistema semelhante ao de Cingapura. O princípio de ‘patriotas governantes de Hong Kong’ permite que dissidentes sejam excluídos”.

Finalmente, os 117 assentos na comissão eleitoral de Hong Kong, eleitos por conselheiros distritais predominantemente pró-democracia, deverão ser removidos para diluir ainda mais a oposição.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …