Descoberto o local de nascimento do Sol

Uma equipe internacional de cientistas desenvolveu um método para descobrir o local onde o Sol nasceu na nossa galáxia.

Segundo o Público, uma equipe internacional de cientistas, que inclui Vardan Adibekyan, que trabalha no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto (Portugal), encontrou uma forma de estimar os locais de nascimento das estrelas na Via Láctea.

Nos discos galáticos, as estrelas costumam se afastar do seu local de nascimento, um fenômeno conhecido por “migração radial”. “Este movimento ao longo do diâmetro da galáxia dificulta o estudo da história de formação da Via Láctea, pois a migração radial é afetada por diversos parâmetros, dos quais se tem pouca informação”, explicam os cientistas do IA em comunicado.

No entanto, assim como explica o jornal, os cientistas conseguiram ultrapassar esse obstáculo desenvolvendo um método para recuperar a história da migração das estrelas, usando suas idades e composição química “como artefatos galáticos”.

Para o trabalho, cujos resultados foram publicados, no início de agosto, nos Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a equipe utilizou uma amostra de cerca de 600 estrelas vizinhas do Sol, observadas pelo espectrógrafo HARPS, instalado no telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO), no observatório de La Silla, no Chile.

“A equipe descobriu que as estrelas nasceram espalhadas por todo o disco galático, com as mais antigas migrando das zonas mais interiores do disco”, lê-se na nota, que prossegue: os resultados também foram obtidos graças à caracterização muito precisa da massa e metalicidade dessas estrelas.

Essa técnica interessante é única, porque nos permitiu determinar o local de nascimento do Sol”, considera Adibekyan, citado pelo jornal. “Descobrimos que a nossa estrela pode não ter vagado pela galáxia tanto quanto pensávamos até agora, e que a distância ao centro da galáxia ao local onde nasceu pode ser semelhante à distância que tem atualmente”.

Instituto Leibniz de Astrofísica de Potsdam, na Alemanha, que também esteve envolvido no estudo, utiliza o nosso Sol como exemplo no comunicado. Tendo em conta a sua idade (4,6 bilhões de anos) e sua metalicidade, pode-se estimar que o Sol nasceu cerca de 2 mil anos-luz mais perto do centro da Via Láctea do que está atualmente.

(dv) IASTRO.pt

Simulação da Via Láctea vista de cima, com indicação dos locais de nascimento das estrelas deste estudo

“No futuro, o método pode ser aplicado a medições de alta qualidade da missão da Agência Espacial Europeia Gaia, que em conjunto com pesquisas espectroscópicas realizadas em telescópios na superfície da Terra, permitirão um cálculo muito detalhado da história migratória das estrelas e do passado da Via Láctea”, explica Friedrich Anders, autor do artigo e pesquisador do instituto alemão, citado pelo Público.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …

Sírios abatem avião militar da Rússia (e a culpa “é de Israel”)

O avião de reconhecimento russo Il-20 foi abatido na segunda-feira (17) pelo sistema antiaéreo sírio, vitimando 15 militares. O ministério da Defesa russo acusou Israel e ameaçou retaliar. A base aérea russa de Hmeimim perdeu contato …

Influenciadas por Marielle, candidatas negras destacam luta por direitos humanos

O número de mulheres negras candidatas aumentou em 16% das eleições de 2014 para as de 2018 de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Algumas delas têm como plataforma de luta os direitos …

Asteroide que poderia destruir a Humanidade é três vezes maior que Londres

Enquanto explorava uma galáxia distante, a NASA conseguiu medir o tamanho de um asteroide. É três vezes o tamanho de Londres e poderia causar uma destruição em massa – ou até extinguir a humanidade, em …

Presidente do STF rebate Bolsonaro e garante segurança das urnas eletrônicas: "Tem gente que acredita em Saci-Pererê"

Presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli esclareceu as informações prestadas pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), que havia questionado a segurança das urnas eletrônicas. "A respeito disso, eu digo apenas que ele …

Polícia Federal ainda não descarta coautoria em ataque a Bolsonaro

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, reafirmou nesta terça-feira (18) que a Polícia Federal (PF) deve concluir ainda nesta semana um primeiro inquérito sobre a agressão ao candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. Ele …

Acusado de desviar recursos para pagar pensão da filha, STF absolve Renan Calheiros do crime de peculato

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (18) absolver o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e rejeitar denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de peculato, que consiste no …

Há quatro tipos de personalidade (e os imbecis existem mesmo)

Um estudo recente, publicado na Nature Human Behaviour, mostra que existem quatro tipos de personalidade: média, reservada, egocêntrica e exemplo a seguir. A literatura científica sempre teve uma certa repulsa à tipificação e a verdade é que …