Estranhos fios gigantescos em galáxia distante intrigam astrônomos

Rhodes University / INAF / SARAO

Cientistas observaram espécies de filamentos de radiação eletromagnética com centenas de milhares de anos-luz de comprimento em uma galáxia distante, uma característica bizarra jamais documentada.

Os pesquisadores estavam de olho na galáxia ESO 137-006, próxima ao centro do aglomerado de galáxias Norma, a 230 milhões de anos-luz de distância de nós. Para estudá-la, utilizaram o radiotelescópio MeerKAT, na África do Sul.

A ESO137-006 brilha muito em ondas de rádio: o buraco negro supermassivo em seu centro libera dois jatos de plasma longos, e as partículas carregadas desses jatos rápidos giram em torno de campos magnéticos, emitindo ondas de rádio ao mesmo tempo. Essa atividade é espetacular, mas completamente esperada.

Acontece que o MeerKAT também observou uma atividade totalmente imprevista: fios enormes de emissões de rádio emergentes deste turbilhão.

Os dois fios quase paralelos parecem se conectar nos finais de cada um dos dois jatos de plasma. E são gigantescos: o mais comprido tem 261.000 anos-luz.

Verdade seja dita, fios semelhantes já foram observados anteriormente no centro da nossa própria galáxia, mas estes são milhares de vezes menores do que os fios da ESO 137-006. E tampouco são bem compreendidos.

Quando notaram os fios gigantes pela primeira vez, os cientistas sequer pensaram que se tratava de uma coisa real – acharam que podia ser um artefato do processamento da imagem. “Passamos muito tempo duvidando dessas estruturas”, disse Mpati Ramatsoku, principal autor do estudo e radioastrônomo da Universidade de Rhodes (África do Sul).

No entanto, exames minuciosos dos dados anularam a possibilidade de que fosse um erro.

De acordo com outro autor do estudo, Oleg Smirnov, do Observatório de Radioastronomia da África do Sul, a assinatura energética dos fios sugere sua constituição: assim como os próprios jatos, suas emissões de rádio provavelmente provêm da espiral de elétrons no campo magnético. Apesar disso, os cientistas não têm a menor ideia de como estes filamentos colossais se formaram.

A trajetória ae ESO 137-006 pela escuridão do universo poderia fornecer algumas respostas aos pesquisadores.

A galáxia está “caindo” em direção ao centro do aglomerado Norma. Uma sopa densa de hidrogênio ionizado, hélio e outros elementos pesados ocupa o espaço entre as galáxias do aglomerado.

É possível que esse “caldo intergaláctico” esteja sendo arrastado junto com a ESO 137-006, fazendo surgir os filamentos magnéticos nos lobos dos jatos de plasma.

Os filamentos também poderiam ser relíquias de atividades mais antigas de jatos, deixadas para trás como os rastros de um avião, mas seu formato não apoia bem essa hipótese.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …