Ex-espiã russa revela segredos de sua carreira na América Latina

Ex-agente secreta russa que atuou por quase 30 anos na América Latina conta detalhes da sua vida clandestina nas vésperas do Dia Internacional da Mulher.

Pela primeira vez na história da Rússia contemporânea, em janeiro de 2020 o serviço de inteligência russo publicou o nome de sete ex-agentes de inteligência que atuavam ilegalmente no estrangeiro.

A Sputnik Mundo conversou com a coronel aposentada Tamara Netyksa, que contou detalhes de sua atividade como agente ilegal na América Latina entre 1978 e 1998.

A oficial revelou que durante os 20 anos que passou no continente americano só falava em idioma espanhol com seus filhos e seu marido, o agente secreto Vitaly Netiksa. “Enquanto trabalhamos no estrangeiro, Vitaly e eu não pronunciamos nenhuma palavra em russo sequer”, assegura a ex-agente secreta.

Netyska recorda, no entanto, que uma vez, logo no início da sua carreira, disse uma frase em russo sem se dar conta, quando morava com uma família latino-americana. “Foi a única vez na minha vida que, antes de dormir, ao invés de falar em espanhol ‘buenas notches’, disse em russo ‘spokoinoi nochi’. Mas não aconteceu nada, ninguém percebeu“, revelou.

A coronel aposentada acredita que o incidente contribuiu para que ela nunca mais cometesse o mesmo erro, o que a incentivou a não falar russo em nenhuma ocasião, nem quando estava sozinha com seu marido.

Ao recordar as dificuldades da vida de espiã clandestina, Netyska lembra a impossibilidade de cozinhar pratos russos, mesmo em dias de festa, para que seus filhos e amigos não suspeitassem da sua real identidade.

Ela conta como seus filhos finalmente conheceram o borsch, uma sopa de beterraba tradicional russa. “Tinha uma família que morava no nosso prédio, que todos achavam que era da Rússia, apesar de eles não saberem nenhuma palavra em russo. A esposa cozinhava borsch, e um dia trouxe um pouco para nós provarmos“, contou.

A filha de Netyska adorou a sopa, apesar de que “estava fria”, e passou a pedir para sua mãe que a preparasse. Assim, Netyska passou a preparar esse prato tradicional russo. Caso alguém perguntasse por que o fazia, ela dizia que havia aprendido a receita com sua vizinha.

Nada pode ser considerado de pouca importância no nosso trabalho, assim, a esposa [de um espião] deve ser capacitada em todos os assuntos de inteligência ilegal”, explicou Netiska.

A ex-oficial conta que ela era a responsável por muitos aspectos da segurança do casal, era encarregada de estabelecer relações com os vizinhos, zeladores e vendedores locais.

Ela revela que uma jovem espiã deve “manter-se atraente” e conta que foi cortejada por muitos homens latino-americanos. “Claro que eu chamava a atenção, e houve ocasiões em que [homens] declaravam seu amor, mas que isso representasse algum obstáculo, não, isso nunca aconteceu”, assegurou.

Além da aparência, uma jovem que decida seguir o seu exemplo deve sentir um amor verdadeiro pelo seu país, acredita Netiska.

Para ela, “dominar um idioma na perfeição não é o suficiente”, acrescentando que “com isso o máximo que se pode fazer é viajar ao exterior como turista”.

“Também recomendaria que as jovens façam tudo para ampliar os seus horizontes, elevar o seu nível cultural, aprofundar os seus conhecimentos […] Um agente secreto precisa saber muito, caso contrário está fadado ao fracasso”, ressaltou.

Tamara Netyska nasceu em 1949 e foi casada com Vitaly Netyksa, condecorado Herói da Rússia e já falecido.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …