Russa que tentou encontros entre Trump e Putin é acusada de espionagem

Kremlin

A russa Maria Butina, que tentou intermediar reuniões secretas entre Donald Trump e Vladimir Putin durante a campanha eleitoral de 2016, foi presa neste domingo (15) em Washinghton, nos EUA, por suspeitas de espionagem para o governo russo.

Segundo o New York Times, a mulher de 29 anos é acusada pelo Departamento de Justiça americano de conspiração por “desenvolver relacionamentos com cidadãos dos EUA e organizações infiltradas que têm influência na política americana, com o propósito de promover os interesses da Federação Russa“, anunciou em comunicado o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

As autoridades americanas suspeitam que a mulher, que esteve nesta segunda-feira (16) perante a um juiz, atuava como uma agente secreta da Federação Russa, tentado influenciar as tomadas de decisão e as políticas norte-americanas de acordo com os interesses russos.

Butina tentou intermediar dois encontros secretos entre Donald Trump e o presidente russo Vladimir Putin durante a campanha presidencial de 2016 nos EUA, aponta o jornal.

A suposta espiã é uma ativista pró-armas, afiliada à National Rifle Association (NRA), um influente grupo defensor do acesso às armas nos Estados Unidos.

Essa acusação surge pouco depois de Trump e Putin terem se reunido na cúpula de Helsinque, na Finlândia, na qual o homólogo russo disse não ter qualquer envolvimento nas eleições norte-americanas de 2016.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …