Exame de sangue pode detectar Alzheimer até 20 anos antes de sintomas, diz estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Lund publicou um estudo que sugere a eficácia de um tipo de exame de sangue que pode detectar o Mal de Alzheimer em até 20 anos antes do surgimento dos sintomas da doença.

A pesquisa é liderada por Oskar Hansson e Sebastian Palmqvist e assinada por autores suecos, americanos, colombianos e alemães. O estudo se apresenta como ótimo sinal para a busca de uma possível cura do Alzheimer, pois abre uma nova janela para conter de maneira precoce a doença degenerativa que afeta mais de 1 milhão de brasileiros.

Hoje, o diagnóstico de Alzheimer é feito através de testes cognitivos, relatos de familiares e ressonância magnética. Com a descoberta, tratamentos de prevenção aos sintomas podem reduzir os impactos da doença e dar mais qualidade de vida para vítimas e familiares que têm de cuidar e conviver com os portadores da doença.

Segundo os pesquisadores, a detecção da proteína fosfo-tau217 pode ser um indicador direto do surgimento de Alzheimer. De acordo com os especialistas, altos índices da substância no sangue indicam que a doença pode surgir. O estudo diz que a precisão dos resultados é de 96%.

“Esse exame de sangue prediz com muita precisão quem tem a doença de Alzheimer no cérebro, incluindo pessoas que parecem normais. Não é uma cura, não é um tratamento, mas você não pode tratar a doença sem poder diagnosticá-la. E o diagnóstico preciso e de baixo custo é realmente emocionante, por isso é um avanço”, afirma o pesquisador da Universidade da Califórnia, Michael Weiner, ao The New York Times.

Para os pesquisadores, a descoberta pode ser um caminho para encontrar uma nova maneira de tratamentos alternativos para a doença. Com a transição da pirâmide etária da população mundial, estima-se que em 2050 mais de 60 milhões de pessoas sofram com o Alzheimer.

Alguns pesquisadores acreditam que o estudo não teve diversidade regional e étnica e, por isso, ainda não é necessariamente conclusivo.

“Apenas dizer que você tem amilóide no cérebro por meio de uma PET hoje não indica que eles têm tau, e é por isso que não é um diagnóstico para a doença. Esse teste realmente abre a possibilidade de poder usar um exame de sangue na clínica para diagnosticar alguém mais definitivamente com Alzheimer. Incrível, não é? Quero dizer, há cinco anos, eu teria lhe dito que era ficção científica”, ponderou Maria Carrillo, diretora científica da Associação de Alzheimer, ao Zero Hora.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …