Excomungado por defender o casamento gay, padre brasileiro funda religião humanista

(dv) Padre Beto

Em um período onde se discute sobre a “cura gay”, ainda temos no Brasil exemplos de pessoas que não medem esforços para abraçar e acolher a diversidade.

É o caso do bauruense Roberto Francisco Daniel, ou simplesmente Beto, padre excomungado pela Igreja Católica por defender o casamento homoafetivo e confrontar a interpretação bíblica. O tal pecado acabou abrindo caminhos para que ele fundasse a religião Humanidade Livre, onde todos são não apenas aceitos, mas celebrados.

Antes de o padre Beto ter sido expulso pelo Vaticano em 2013, várias pessoas foram excomungadas, uma delas o filósofo italiano Giordano Bruno, que tinha recebido a pena máxima da igreja católica há mais de 400 anos atrás. O motivo? Disrupção. Por pregar o amor, o respeito e a igualdade, colocando em debate público assuntos relacionados à moral sexual cristã.

O sacerdote também já foi alvo de muitas polêmicas ao ser franco, afirmando coisas como: “se viesse hoje, Jesus Cristo seria mulher, preta, pobre e lésbica”.

Mas, o que poderia ter sido uma lástima para ele acabou se tornando um manto de liberdade para que seguisse com suas convicções, pregando a compaixão acima de tudo e, consequentemente, realizando a benção religiosa nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo e de quem já passou pelo divórcio.

Formado em Direito e em História, é também professor e cursou Teologia enquanto viveu na Alemanha, no seminário Herzoglichen Georgianum, onde morou também o Papa Bento 16. Tem alguns livros publicados e foi tema do “Excomungado”, documentário premiado no Estados Unidos.

(dv) Padre Beto

Encontro da Humanidade Livre

As regras nos padronizam, e padronização é algo contra Deus. Ele nos fez como seres humanos e estes não podem ser padronizados. Eles não podem ser enquadrados em normas que o nivelem. E transgredir essas normas é justamente ser movido por Deus”, conta Beto.

“Então não é um pecado, é uma sintonia com ele. As pessoas que estão padronizadas em normas morais e religiosas não estão em sintonia com Deus. Jesus Cristo, Buda, Krishna, nenhum deles esteve padronizado. Foram todos transgressores. E todos estiveram em sintonia com Deus”, acrescenta.

Para quem tiver interesse nas missas ministradas por Beto, elas são realizadas aos domingos, às 10h e às 19h30, na Rua Henrique Savi, 237, em Bauru (SP). Há também uma comunidade em Manaus (AM), em Vicentina (MS) e outras duas nascendo no Rio de Janeiro e Botucatu (SP). O público se mantém atualizado através da página no Facebook.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Jornalismo partidário é um lixo. Eu não sou jornalista, então, eu posso tomar posição: Que se iludam, que sintam-se felizes nesta vida e que vivam muitos anos, afinal, depois desta vida vão arder por toda a eternidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …