Excomungado por defender o casamento gay, padre brasileiro funda religião humanista

(dv) Padre Beto

Em um período onde se discute sobre a “cura gay”, ainda temos no Brasil exemplos de pessoas que não medem esforços para abraçar e acolher a diversidade.

É o caso do bauruense Roberto Francisco Daniel, ou simplesmente Beto, padre excomungado pela Igreja Católica por defender o casamento homoafetivo e confrontar a interpretação bíblica. O tal pecado acabou abrindo caminhos para que ele fundasse a religião Humanidade Livre, onde todos são não apenas aceitos, mas celebrados.

Antes de o padre Beto ter sido expulso pelo Vaticano em 2013, várias pessoas foram excomungadas, uma delas o filósofo italiano Giordano Bruno, que tinha recebido a pena máxima da igreja católica há mais de 400 anos atrás. O motivo? Disrupção. Por pregar o amor, o respeito e a igualdade, colocando em debate público assuntos relacionados à moral sexual cristã.

O sacerdote também já foi alvo de muitas polêmicas ao ser franco, afirmando coisas como: “se viesse hoje, Jesus Cristo seria mulher, preta, pobre e lésbica”.

Mas, o que poderia ter sido uma lástima para ele acabou se tornando um manto de liberdade para que seguisse com suas convicções, pregando a compaixão acima de tudo e, consequentemente, realizando a benção religiosa nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo e de quem já passou pelo divórcio.

Formado em Direito e em História, é também professor e cursou Teologia enquanto viveu na Alemanha, no seminário Herzoglichen Georgianum, onde morou também o Papa Bento 16. Tem alguns livros publicados e foi tema do “Excomungado”, documentário premiado no Estados Unidos.

(dv) Padre Beto

Encontro da Humanidade Livre

As regras nos padronizam, e padronização é algo contra Deus. Ele nos fez como seres humanos e estes não podem ser padronizados. Eles não podem ser enquadrados em normas que o nivelem. E transgredir essas normas é justamente ser movido por Deus”, conta Beto.

“Então não é um pecado, é uma sintonia com ele. As pessoas que estão padronizadas em normas morais e religiosas não estão em sintonia com Deus. Jesus Cristo, Buda, Krishna, nenhum deles esteve padronizado. Foram todos transgressores. E todos estiveram em sintonia com Deus”, acrescenta.

Para quem tiver interesse nas missas ministradas por Beto, elas são realizadas aos domingos, às 10h e às 19h30, na Rua Henrique Savi, 237, em Bauru (SP). Há também uma comunidade em Manaus (AM), em Vicentina (MS) e outras duas nascendo no Rio de Janeiro e Botucatu (SP). O público se mantém atualizado através da página no Facebook.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Jornalismo partidário é um lixo. Eu não sou jornalista, então, eu posso tomar posição: Que se iludam, que sintam-se felizes nesta vida e que vivam muitos anos, afinal, depois desta vida vão arder por toda a eternidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …