Excomungado por defender o casamento gay, padre brasileiro funda religião humanista

(dv) Padre Beto

Em um período onde se discute sobre a “cura gay”, ainda temos no Brasil exemplos de pessoas que não medem esforços para abraçar e acolher a diversidade.

É o caso do bauruense Roberto Francisco Daniel, ou simplesmente Beto, padre excomungado pela Igreja Católica por defender o casamento homoafetivo e confrontar a interpretação bíblica. O tal pecado acabou abrindo caminhos para que ele fundasse a religião Humanidade Livre, onde todos são não apenas aceitos, mas celebrados.

Antes de o padre Beto ter sido expulso pelo Vaticano em 2013, várias pessoas foram excomungadas, uma delas o filósofo italiano Giordano Bruno, que tinha recebido a pena máxima da igreja católica há mais de 400 anos atrás. O motivo? Disrupção. Por pregar o amor, o respeito e a igualdade, colocando em debate público assuntos relacionados à moral sexual cristã.

O sacerdote também já foi alvo de muitas polêmicas ao ser franco, afirmando coisas como: “se viesse hoje, Jesus Cristo seria mulher, preta, pobre e lésbica”.

Mas, o que poderia ter sido uma lástima para ele acabou se tornando um manto de liberdade para que seguisse com suas convicções, pregando a compaixão acima de tudo e, consequentemente, realizando a benção religiosa nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo e de quem já passou pelo divórcio.

Formado em Direito e em História, é também professor e cursou Teologia enquanto viveu na Alemanha, no seminário Herzoglichen Georgianum, onde morou também o Papa Bento 16. Tem alguns livros publicados e foi tema do “Excomungado”, documentário premiado no Estados Unidos.

(dv) Padre Beto

Encontro da Humanidade Livre

As regras nos padronizam, e padronização é algo contra Deus. Ele nos fez como seres humanos e estes não podem ser padronizados. Eles não podem ser enquadrados em normas que o nivelem. E transgredir essas normas é justamente ser movido por Deus”, conta Beto.

“Então não é um pecado, é uma sintonia com ele. As pessoas que estão padronizadas em normas morais e religiosas não estão em sintonia com Deus. Jesus Cristo, Buda, Krishna, nenhum deles esteve padronizado. Foram todos transgressores. E todos estiveram em sintonia com Deus”, acrescenta.

Para quem tiver interesse nas missas ministradas por Beto, elas são realizadas aos domingos, às 10h e às 19h30, na Rua Henrique Savi, 237, em Bauru (SP). Há também uma comunidade em Manaus (AM), em Vicentina (MS) e outras duas nascendo no Rio de Janeiro e Botucatu (SP). O público se mantém atualizado através da página no Facebook.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Jornalismo partidário é um lixo. Eu não sou jornalista, então, eu posso tomar posição: Que se iludam, que sintam-se felizes nesta vida e que vivam muitos anos, afinal, depois desta vida vão arder por toda a eternidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …