Um sistema de subscrição de notícias está sendo estudado pelo Facebook e deverá começar a ser testado já em outubro deste ano. A gratuitidade ficará limitada a 10 artigos.
A informação foi compartilhada por Campbell Brown, a diretora de parcerias da plataforma, durante uma conferência que discutiu a inovação digital, realizada em Nova York.
De acordo com a Visão, Campbell informou que o Facebook está finalmente ouvindo o grito dos órgãos de comunicação social, que se debatem com uma crise financeira generalizada.
Por isso já estaria trabalhando no sentido de lançar um serviço de subscrição paga, com base no Instant Articles, que agrega artigos de vários órgãos de comunicação consoante as preferência de cada um e é gerida em parceria com sites e jornais.
A ideia é construir uma paywall, seguindo uma metodologia já usada por muitos dos jornais de referência, e limitar o acesso gratuito a apenas 10 artigos. Não foi, contudo, divulgado quais países avançarão com o sistema e o preço do serviço.
Esta seria a resposta da plataforma criada por Mark Zuckerberg às solicitações da News Media Alliance, que reclama cada vez mais uma compensação por parte das grandes plataformas digitais, como o Facebook e o Google, já que se alimentam do trabalho de milhares de jornalistas e órgãos de comunicação social.
A News Media Alliance, organização que reúne os mais importantes títulos americanos, tem vindo a referir que, com a passagem para o digital, nunca houve tanta gente lendo notícias.
Por isso, é importante começar a pensar outra vez na monetarização da informação e em uma forma coletiva de negociar sua utilização pelas plataformas agregadoras, entre as quais se destaca o Facebook, o Google ou o Instagram.
Muito mais quando estas se tornaram os grandes concorrentes dos órgãos de comunicação social na angariação da publicidade, fator em grande parte responsável pela crise financeira da imprensa.
// ZAP
Ué??? E vai voltar pra trás de novo no modelo arcaico do capitalismo? Tudo pelo dinheiro? Tava indo tão bem as coisas de graça para o povo…
Dizer que o modelo capitalista é arcaico, ninguém merece. Qual seria o modelo moderno? Comunismo?!