Rússia não aceita ultimatos; Theresa May expulsa 23 diplomatas

Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica Theresa May

A Rússia voltou a se declarar inocente e reiterou, nesta quarta-feira (14), que “não admite acusações sem provas” e ultimatos de Londres, exigindo explicações de Moscou sobre o envenenamento do ex-espião Serguei Skripal no Reino Unido.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou em coletiva de imprensa que “a posição de Moscou é conhecida”, insistindo que a Rússia “não tem qualquer relação com o que se passou na Grã-Bretanha“.

Além disso, o porta-voz acrescentou que a Rússia considera inaceitáveis as acusações sem provas “e não admite a linguagem dos ultimatos”, em alusão ao prazo dado pela primeira-ministra britânica, Theresa May, para que Moscou explique como o agente nervoso de fabricação russa usado no atentado chegou ao Reino Unido.

Por sua vez, o ministro de Relações Exteriores, Serguey Lavrov, disse, nesta quarta, que a Rússia responderá aos requerimentos de Londres dez dias após receber um pedido oficial de explicações, assim como aponta o Tratado para a Proibição de Armas Químicas.

Enquanto isso, a Rússia planeja pedir acesso consular para poder visitar Yulia Skripal, hospitalizada em Salisbury juntamente com o pai, desde que foram envenenados com um agente nervoso, no dia 4 de março. A mulher, de 33 anos, voou no dia 3 de março para Londres para visitar seu pai, um dia antes de ambos serem envenenados.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Moscou continua disposta a cooperar com a investigação sobre as causas do incidente, mas “infelizmente não vemos a mesma disposição por parte do Reino Unido”.

Questionado sobre se Moscou teme o isolamento internacional, Peskov apontou que espera “que prevaleça o sentido comum, que outros países pensem pelo menos se há ou não provas que sustentem as acusações contra a Rússia”.

Entretanto, o governo britânico prepara um conjunto de medidas que aplicará caso a Rússia não dê uma explicação convincente sobre o ataque, quando já passou o prazo dado pela primeira-ministra Theresa May ao Kremlin. Uma das sanções poderá ser o fechamento da televisão russa RT, considerada um órgão de propaganda pró-Kremlin.

May anuncia expulsão de 23 diplomatas russos

Segundo a BBC, primeira-ministra britânica Theresa May anunciou no parlamento a expulsão de 23 diplomatas russos em retaliação contra a falta de resposta de Moscou.

Depois de ultrapassado o prazo para o Kremlin dar o devido esclarecimento sobre o envenenamento do antigo espião russo, a governante esclarece que “desprezo e sarcasmo” foram as atitudes que Londres recebeu de Moscou, quando pediu esclarecimentos sobre como o gás de nervos da série Novichok entrou no Reino Unido.

Além disso, avança o Público, todos os contatos de alto nível serão cancelados, incluindo uma visita do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ao Reino Unido e a presença de ministros ou membros da família real no mundial de futebol que será realizado este ano na Rússia.

Agora, May não tem dúvidas de que a Rússia está por trás não só do envenenamento como também da ameaça “da vida das pessoas na cidade de Salibsury”. “Esse não é apenas um ato contra Sergei e Yulia Skripal e contra o Reino Unido, mas também uma afronta à proibição da utilização de armas químicas”, disse.

O Reino Unido anunciou ainda que pediu uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para informar os membros – entre eles a Rússia – sobre a investigação ao caso. O encontro deverá acontecer ainda nesta quarta.

O Kremlin já garantiu que irá responder ao Reino Unido. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, lembrou ao Reino Unido o potencial nuclear da Rússia e recordou que Vladimir Putin já tinha anunciado novas e poderosas armas.

Além disso, caso a RT seja fechada no Reino Unido, todos os órgãos de comunicação britânicos na Rússia serão igualmente expulsos do país.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …