Rússia não aceita ultimatos; Theresa May expulsa 23 diplomatas

Stefan Wermuth / Reuters

A primeira-ministra britânica Theresa May

A Rússia voltou a se declarar inocente e reiterou, nesta quarta-feira (14), que “não admite acusações sem provas” e ultimatos de Londres, exigindo explicações de Moscou sobre o envenenamento do ex-espião Serguei Skripal no Reino Unido.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou em coletiva de imprensa que “a posição de Moscou é conhecida”, insistindo que a Rússia “não tem qualquer relação com o que se passou na Grã-Bretanha“.

Além disso, o porta-voz acrescentou que a Rússia considera inaceitáveis as acusações sem provas “e não admite a linguagem dos ultimatos”, em alusão ao prazo dado pela primeira-ministra britânica, Theresa May, para que Moscou explique como o agente nervoso de fabricação russa usado no atentado chegou ao Reino Unido.

Por sua vez, o ministro de Relações Exteriores, Serguey Lavrov, disse, nesta quarta, que a Rússia responderá aos requerimentos de Londres dez dias após receber um pedido oficial de explicações, assim como aponta o Tratado para a Proibição de Armas Químicas.

Enquanto isso, a Rússia planeja pedir acesso consular para poder visitar Yulia Skripal, hospitalizada em Salisbury juntamente com o pai, desde que foram envenenados com um agente nervoso, no dia 4 de março. A mulher, de 33 anos, voou no dia 3 de março para Londres para visitar seu pai, um dia antes de ambos serem envenenados.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Moscou continua disposta a cooperar com a investigação sobre as causas do incidente, mas “infelizmente não vemos a mesma disposição por parte do Reino Unido”.

Questionado sobre se Moscou teme o isolamento internacional, Peskov apontou que espera “que prevaleça o sentido comum, que outros países pensem pelo menos se há ou não provas que sustentem as acusações contra a Rússia”.

Entretanto, o governo britânico prepara um conjunto de medidas que aplicará caso a Rússia não dê uma explicação convincente sobre o ataque, quando já passou o prazo dado pela primeira-ministra Theresa May ao Kremlin. Uma das sanções poderá ser o fechamento da televisão russa RT, considerada um órgão de propaganda pró-Kremlin.

May anuncia expulsão de 23 diplomatas russos

Segundo a BBC, primeira-ministra britânica Theresa May anunciou no parlamento a expulsão de 23 diplomatas russos em retaliação contra a falta de resposta de Moscou.

Depois de ultrapassado o prazo para o Kremlin dar o devido esclarecimento sobre o envenenamento do antigo espião russo, a governante esclarece que “desprezo e sarcasmo” foram as atitudes que Londres recebeu de Moscou, quando pediu esclarecimentos sobre como o gás de nervos da série Novichok entrou no Reino Unido.

Além disso, avança o Público, todos os contatos de alto nível serão cancelados, incluindo uma visita do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ao Reino Unido e a presença de ministros ou membros da família real no mundial de futebol que será realizado este ano na Rússia.

Agora, May não tem dúvidas de que a Rússia está por trás não só do envenenamento como também da ameaça “da vida das pessoas na cidade de Salibsury”. “Esse não é apenas um ato contra Sergei e Yulia Skripal e contra o Reino Unido, mas também uma afronta à proibição da utilização de armas químicas”, disse.

O Reino Unido anunciou ainda que pediu uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para informar os membros – entre eles a Rússia – sobre a investigação ao caso. O encontro deverá acontecer ainda nesta quarta.

O Kremlin já garantiu que irá responder ao Reino Unido. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, lembrou ao Reino Unido o potencial nuclear da Rússia e recordou que Vladimir Putin já tinha anunciado novas e poderosas armas.

Além disso, caso a RT seja fechada no Reino Unido, todos os órgãos de comunicação britânicos na Rússia serão igualmente expulsos do país.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …