Governo recorre ao STJ para não entregar exames de Bolsonaro

Tânia Rêgo / Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que Jair Bolsonaro não entregue os resultados dos seus exames para a detecção de coronavírus. O presidente afirma que nunca teve a doença, mas vem se recusando a mostrar os resultados laboratoriais.

Na semana passada, atendendo a uma ação do jornal O Estado de S.Paulo, a Justiça Federal de São Paulo determinou que Bolsonaro apresentasse o resultado dos testes. Em vez dos exames, o governo entregou apenas um relatório médico da coordenação de saúde da Presidência, que apontava que Bolsonaro não teve a doença.

O documento foi considerado insuficiente pela Justiça e na quarta-feira a ordem de entrega dos exames foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

“A sociedade tem que se certificar que o presidente está ou não acometido da doença”, determinou o desembargador André Nabarrete, do TRF-3.

O governo vem tentando contestar a ordem argumentando que ela viola a privacidade de Bolsonaro. A decisão de recorrer ao STJ deve ser bem-sucedida. O pedido foi apresentado depois de o presidente da Corte, João Otávio de Noronha, ter afirmado, em entrevista ao site Jota, que considera que não é “republicano” exigir a divulgação dos exames do presidente.

“Não é porque o cidadão se elege presidente ou ministro que não tem direito a um mínimo de privacidade. A gente não perde a qualidade de ser humano por exercer um cargo de relevância na República. Outra coisa, já perdeu até a atualidade, se olhar, não sei como está lá, o que adianta saber se o presidente teve ou não coronavírus se foi lá atrás os exames?”, disse o ministro.

O interesse pelos resultados dos exames de Bolsonaro foi despertado na primeira quinzena de março, quando duas dezenas de membros do governo contraíram a doença após o presidente e ministros voltarem de uma viagem aos EUA. Mesmo com a contaminação avançando entre seu círculo, Bolsonaro se juntou a aglomerações, como protestos inconstitucionais em Brasília, abraçando e cumprimentando apoiadores.

Na época, Bolsonaro afirmou que dois exames para a detecção tiveram resultado negativo, mas nunca mostrou os documentos. Nas semanas seguintes, Bolsonaro continuou a minimizar a doença e chegou a afirmar que se a contraísse, ela não seria mais que uma “gripezinha” por causa do seu “histórico de atleta”.

Ele também demonstrou irritação com a cobrança. “Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza… eu não tive, pô (novo coronavírus). E não minto. E não minto“, afirmou no dia 28 de abril.

No entanto, Bolsonaro também mandou sinais contraditórios. Em 20 de março, chegou a especular que tenha sido contaminado “lá atrás” e não “ficou sabendo”. No dia 30 de abril, afirmou que “talvez” tenha sido contaminado no passado. “Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado, talvez, talvez, e nem senti.”

Vídeo da discórdia

Os exames de Bolsonaro não são a única questão que vem colocando o governo na defensiva. Nesta sexta-feira, expira o prazo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo entregue as gravações de um vídeo de uma reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril. O encontro foi citado pelo ex-ministro Sergio Moro como uma evidência de que Bolsonaro interferiu politicamente na Polícia Federal.

Na quinta-feira, a AGU encaminhou um pedido ao STF para entregar apenas parte das gravações da reunião. Foi o segundo pedido de reconsideração da AGU ao Supremo após o ministro Celso de Mello determinar que o Planalto tem 72 horas para entregar as gravações. Na quarta-feira, o órgão já havia pedido para que o ministro revertesse a decisão, alegando que na reunião foram tratados “assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado”.

Diante da postura do governo, a defesa de Moro também acionou o STF e solicitou que Mello mantenha a ordem de entrega da íntegra das gravações. Os advogados do ex-ministro argumentaram que mesmo que a reunião eventualmente tenha tratado de “assuntos de relevância nacional” não se pode impedir que a Justiça analise a íntegra da gravação.

Moro afirmou em depoimento que o vídeo mostra que o presidente ameaçou demiti-lo caso ele não concordasse com a substituição da chefia da PF. Bolsonaro efetivamente acabou trocando o comando, o que provocou a saída de Moro do governo.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a reunião também foi palco de outras cenas que podem provocar constrangimentos para o governo. De acordo com a publicação, os participantes, incluindo Bolsonaro citaram a China, maior parceiro comercial do Brasil, “em termos pouco elogiosos”. O encontro também teria marcado por uso pródigo de palavrões e um ataque do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao STF. De acordo com o jornal , Weintraub afirmou que a corte era composta por “11 filhos da puta”. Um dos ministros da Corte é justamente o destinatário do vídeo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …