Pesquisadores desenvolvem aplicativo para evitar mortes por selfies em locais perigosos

O sistema possui 73% de precisão quando se trata de olhar uma selfie e caracterizá-la como potencialmente perigosa ou não.

Mortes acidentais sempre existiram, e sempre irão acontecer. Porém, de alguns anos para cá, um número de acidentes fatais causados por selfies em locais perigosos aumentou muito. Em 2014, 15 pessoas morreram enquanto tiravam uma selfie. O número subiu para 39 pessoas em 2015. Neste ano, as mortes já somam 73.

Como podemos perceber, os números mostram por si só os resultados de uma selfie perigosa. Por essa razão, o assunto já virou tema de pesquisa, e um novo projeto desenvolvido na Índia, o país com maior número de mortos devido a selfies no mundo, pretende encontrar uma solução para o fato.

A ideia é desenvolver um algoritmo com inteligência artificial capaz de identificar se o usuário está em um local potencialmente perigoso para suas selfies. No caso, o sistema envia uma pontuação para qualificar o nível de perigo ao qual ele está exposto.

Ponnurangam Kumuraguru, professor do Instituto Indraprastha de Tecnologia da Informação em Delhi, disse que as pesquisas começaram a partir de uma morte causada por uma selfie no verão de 2016.

“Fiquei perturbado ao ler, troquei alguns e-mails sobre este assunto e descobri que pouco trabalho – especialmente do ponto de vista tecnológico – tinha sido realizado”, lembra.

O professor integra um grupo interessado em trabalhar com “tecnologias, soluções e sistemas que tenham impacto no mundo real”, por essa razão, lançaram um projeto para resolver a questão.

Inicialmente, os envolvidos começaram a pesquisar sobre os registros de mortes relacionadas a selfies desde março de 2014.

Eles descobriram que tais mortes vão desde queda até afogamentos, ferimentos com armas de fogo e ainda mortes relacionadas com trens. Mais da metade dos casos aconteceram na Índia (76), em seguida no Paquistão (9), os EUA (8) e Rússia (6).

Um sistema de inteligência artificial foi treinado para analisar 3.155 selfies coletadas no Twitter, para que ele possa captar se a imagem poderia ser perigosa ou não.

“Uma das direções que estamos trabalhando é que a câmera possa dar ao usuário informações sobre o quanto um lugar específico é perigoso ou não, com alguma pontuação anexada”.

O sistema possui 73% de precisão quando se trata de olhar uma selfie e caracterizá-la como potencialmente perigosa ou não. A pesquisa é pioneira nesta questão e ainda não há uma previsão de quando o algoritmo será transformado em um aplicativo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …