Grindr compartilhou informação dos utilizadores sobre HIV

O aplicativo de encontros para homossexuais Grindr se defendeu depois de protestos devido ao compartilhamento de dados dos utilizadores com duas empresas externas.

Entre outras coisas, nesta segunda-feira (2) os utilizadores do aplicativo ficaram sabendo que a plataforma tinha repassado informação sobre o status dos utilizadores com relação ao HIV, incluindo a data do último teste, revela a BBC.

Desde 2009, data em que surgiu, o Grindr tem lutado publicamente pela promoção de relações homossexuais saudáveis, promovendo campanhas de prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Grindr, que conta com 3,6 milhões de utilizadores em todo o mundo, se defendeu das acusações argumentando que os dados teriam sido compartilhados de acordo com práticas industriais padrão, e que o app tinha sido injustamente acusado. Além disso, acrescentou o Grindr, a informação não teria sido passada a empresas publicitárias.

As companhias que receberam a informação – a Apptimize e a Localytics – são pagas para monitorar a forma como os utilizadores interagem com o software de forma a entender o que pode ser melhorado.

A informação mais sensível teria sido criptografada, revelou o Grindr, apesar de um grupo de campanha da Noruega ter dito que o compartilhamento de outros dados não criptografados pode incorrer numa potencial invasão de privacidade.

“O HIV está ligado a todas as outras informações. É esse o principal problema”, disse Antoine Pultier da Fundação para Pesquisa Científica e Industrial (SINTEF) em entrevista ao BuzzFeed e autor da denúncia. “Chamo isso de incompetência de alguns criadores que enviam tudo, incluindo informação sobre o HIV”.

No entanto, o chefe do Departamento de Segurança da Grindr, Bryce Case, disse ser comum o compartilhamento de dados dos utilizadores com terceiros, tendo em vista o objetivo de melhorar o app. “Entendo que o ciclo noticioso no momento esteja muito focado nesses assuntos. Mas o que acontece com o Grindr é injusto”, afirmou.

De momento, o Grindr já teria parado o compartilhamento de informações sensíveis sobre seus utilizadores com a Apptimize e está em processo de encerrar a relação com a Localytics.

Aos utilizadores do Grindr é dada a opção de compartilhar o status de HIV no perfil, assim como a data do último teste realizado – uma opção apoiada, segundo a empresa, por grupos LGBT e organizações internacionais de saúde.

A informação é disponibilizada para potenciais pretendentes no aplicativo e pode também servir para ativar outros recursos, como lembretes para a data do próximo teste e locais onde podem realizá-lo.

“Cabe a cada utilizador determinar o que compartilhar no perfil”, disse o Grindr em comunicado. E acrescentou: “O Grindr nunca, jamais, vendeu ou venderá informações de utilizadores pessoalmente identificáveis – especialmente informações sobre o status de HIV ou a data do último teste – para terceiros ou anunciantes”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …