Cientista afirma que humanos foram feitos para dormir duas vezes ao dia

Todos já devem ter sentido aquele sono pesado bater no meio da tarde e colocado a culpa no almoço caprichado que comeu há instantes.

Contudo, essa sonolência pode estar ocorrendo por um motivo diferente. De acordo com a cientista neurológica Fiona Kerr, da Universidade de Adelaide, na Austrália, o cérebro humano “foi projetado para dormir duas vezes ao dia”.

Ela explica que “o ideal é tirar um cochilo de 15 a 20 minutos” após o horário do almoço, pois o controle do relógio biológico nos nossos corpos ocorre no período correspondente ao meio da tarde — o que faz com que as pessoas sintam-se cansadas e sonolentas durante esse intervalo de tempo.

Apesar de muitos acharem que dormir à tarde é uma perda de tempo e/ou de produtividade, Kerr afirma que essa soneca “é necessária para diminuir o estresse”, além de permitir melhorar a concentração, memória, disposição e as reações corporais, sendo bastante benéfica para potencializar as atividades neurais e físicas.

E aí, você tem o hábito de tirar uma siesta? Concorda que esse soninho pós-almoço reduz mesmo os níveis de estresse no dia a dia?

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os seres humanos foram FEITOS por quem? E quem PROJETOU o cérebro para dormir duas vezes por dia?
    Resposta: Deus, o criador, senhor e sustentador dos céus e da Terra.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Mafalda" perde seu criador, Quino, aos 88 anos

O criador de Mafalda, o cartunista argentino Quino, morreu aos 88 anos. O icônico ilustrador e humorista marcou a vida argentina e do mundo todo com a criação da pequena menina com grandes ideias que …

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …