Ciência revela a melhor posição para dormir

Da próxima vez que você tiver dificuldade em encontrar a melhor posição para dormir, lembre-se: os especialistas recomendam dormir de lado – e, de preferência, para o lado esquerdo. 

Dormir de lado proporciona maior descanso e facilita o funcionamento do nosso organismo. A posição é ainda melhor do que de bruços, que dificulta a respiração, e até mesmo do que dormir de barriga para cima, que coloca todo o peso do corpo sobre as costas, revela a BBC.

No entanto, entre as duas possíveis posições laterais, há uma delas que traz mais benefícios. De acordo com a ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo, algo que é especialmente válido para grávidas.

Dormir sobre o lado esquerdo do corpo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, publicado posteriormente no Journal of Neuroscience.

Essa posição favorece ainda a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta amiloides, altamente nocivos à saúde.

O processo de eliminação de proteínas em excesso é muito importante para o nosso organismo, isto porque ajuda a nivelar o volume e a pressão sanguínea, assim como melhora o funcionamento do sistema imunológico. Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

O coração está do lado esquerdo do corpo e, dormir deste lado impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos EUA.

Assim, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão, explicou Winter. Por isso, o sangue volta mais facilmente das outras partes do corpo até o coração.

Por outro lado, dormir nesta posição facilita também a digestão – como simples efeito da força da gravidade no nosso corpo. O estômago e os intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, dormir para o lado esquerdo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente, ajudando, consequentemente no processo digestivo.

Dormir para o lado esquerdo alivia também a pressão sobre a coluna vertebral. Quando estamos deitados de lado, a coluna fica mais alinhada do que nas restantes posições. Além disso, evita-se que todo o peso do corpo recaía sobre as costas e, como mencionado anteriormente, evita a pressão sobre importantes vias sanguíneas.

Dormir sobre o lado esquerdo é especialmente recomendável para grávidas, já que assim o bebê não pressiona a veia cava e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta todos os nutrientes necessários.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …