O próximo desafio de Elon Musk é nada mais do que um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, com carros elétricos sem motorista.
A cabeça de Elon Musk não para e o CEO da Tesla está prestes a fazer mais uma das suas. Se na terça-feira passada, ele anunciou a demissão de 9% dos trabalhadores da sua empresa de carros elétricos, na quinta-feira (14) apareceu ao lado do prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, para anunciar sua mais recente aventura.
Musk vai construir um túnel entre o centro da cidade de Chicago e o aeroporto internacional O’Hare, através do qual prevê transportar milhares de passageiros em carros elétricos sem motorista.
Embora não tenha o mesmo efeito que mandar um carro ao espaço, a invenção do empresário representa um grande impacto técnico e financeiro.
De acordo com o Público, a Boring Company de Musk propõe a construção de um túnel com cerca de 27 quilômetros de forma a encurtar de 45 para 12 minutos o tempo de ligação entre o aeroporto e a cidade norte-americana, que é a terceira maior dos Estados Unidos.
É previsto que o transporte de passageiros seja feito em viaturas automáticas, assentados em trilhos magnéticos, que irão transportar 16 pessoas cada a velocidades de até 240 km/h. A empresa quer ainda que os carros saiam a cada 30 segundos.
Embora a parte tecnológica não seja uma preocupação (isto porque Musk já provou ser capaz disso e muito mais), não se pode dizer o mesmo da viabilidade financeira. A Boring Company estima gastar cerca de 1 bilhão de dólares (R$ 3,7 bilhões), sem usar um centavo do erário. Mas, em troca, ficará com o lucro da operação.
No entanto, há quem tenha sérias dúvidas sobre a possibilidade de se construir uma estrutura semelhante com o orçamento. A empresa diz que vai conseguir baixar os custos e, para isso, já delineou duas estratégias: reduzir o diâmetro do túnel cavado e aumentar a eficiência das máquinas tuneladoras, que serão automatizadas e movidas a eletricidade.
“Eu espero que nos apoiem desta vez. Porque se formos bem-sucedidos, será ótimo para a cidade. E se fracassarmos, bom, então eu e outros parceiros perderemos muito dinheiro”, disse Elon Musk.
Ciberia // ZAP