Napoleão passou uma noite na Grande Pirâmide do Egito (e saiu de lá aterrorizado)

Bomann-Museum / Wikimedia

Napoleão Bonaparte, óleo de autor desconhecido (1810)

Napoleão Bonaparte quis passar uma noite na Grande Pirâmide do Egito, imitando grandes líderes da história como Alexandre, o Grande, e Júlio César. No entanto, a experiência não foi boa: logo pela manhã, o líder militar francês saiu pálido e aterrorizado do interior da pirâmide.

O líder, que tinha saído vitorioso na Itália, desembarcou no rio Nilo durante o verão de 1798, com o objetivo de libertar o Egito da liderança dos turcos. Chegou acompanhado com mais de 30 mil soldados franceses e um vasto grupo de pesquisadores de diferentes áreas – matemáticos, físicos, químicos, biólogos, engenheiros, arqueólogos e historiadores.

Mais de uma centena de cientistas acompanharam o ditador francês com o objetivo de estudar detalhadamente o Egito, desde suas imponentes pirâmides até os seus deuses milenários, revela o portal ABC Historia.

A comitiva de pesquisa reunia as mais brilhantes mentes da época, entre os quais o matemático Gaspard Monge, fundador da Escola Politécnica, o físico Étienne-Louis Malus e o químico Claude Louis Berthollet, inventor do alvejante. Todos responderam ao chamado do jovem general, com apenas 28 anos na época, sem sequer saber para onde iriam.

“Não posso dizer para onde vamos, mas é um lugar para conhecer e conquistar glória”, teria dito Napoleão à equipe de cientistas.

A viagem ao Egito também serviu como um retiro espiritual para Napoleão, país que tinha perturbado e marcado a imaginação de grandes personagens da história.

O general francês quis seguir os passos dos grandes líderes e decidiu, no dia 14 de abril de 1799, passar a noite no interior da Pirâmide de Quéops, na Câmara do Rei. Esta, que é a sala mais nobre de toda a pirâmide, era de difícil acesso na época, com passagens estreitas, que não chegavam a um metro e meio de altura. Além disso, não havia qualquer iluminação a não ser as tochas.

Nomes lendários como Alexandre, o Grande e o general romano Júlio César, também terão dormido na Câmara do Rei da Pirâmide de Quéops.

No entanto, a estadia do general da Córsega não foi muito gloriosa. Napoleão passou cerca de sete horas na Câmara do Rei, uma sala retangular com cerca de 10 metros de comprimento por 5 de largura. É composta por lajes de granito e paredes lisas, sem qualquer tipo de decoração.

No interior há apenas um sarcófago de granito vazio, que está no interior da câmara desde a construção da pirâmide. Napoleão passou a noite cercado de morcegos, ratos e escorpiões.

Logo pela manhã, o general teria saído da pirâmide com uma cara pálida e assustada. Questionado pelos seus homens sobre o que tinha visto no interior da pirâmide, Napoleão respondeu de forma enigmática: “Mesmo que dissesse, vocês nunca acreditariam“.

É impossível saber ao certo o que o general sentiu ou viu no interior da câmara. Ou até mesmo se o episódio chegou a acontecer, visto que a experiência poderia ter sido induzida pela mística do local, as temperaturas extremamente altas e o eco da sala. Porém, vários historiadores acreditam que Napoleão não foi mais o mesmo após aquela noite.

A Pirâmide de Quéops – a única construção que perdura das sete maravilhas do mundo antigo – ainda revela novos mistérios. Recentemente, foi descoberta uma câmara secreta e uma análise científica confirmou que Napoleão sentiu na pele todo o misticismo do monumento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O que dizer se o próprio Napoleão não disse o que viu. A verdade é que quando se meche com forças maiores, o resultado pode ser catástrofico ainda sendo lugares de grande força espiritual. Melhor não incomodamos.

  2. A pirâmide pra mim seria um lugar de comunicação , meditação , descanso , o lugar foi preparado para a chegada de seres celestiais vindos do universo , e claro que a um grande misticismo , acho que só os puro de coração …………………………..!

  3. “Uma análise científica confirmou que Napoleão sentiu na pele todo o misticismo do monumento”???
    Análise “científica” com misticismo na mesma frase não combina…
    Que análise? Essa “análise” identificou o que? Por quem foi feita essa tal análise?

  4. Essa câmara é para a transformação da consciência… Naturalmente é difícil explicar o desdobramento… Antes de Alexandre, o Pitágoras, Platão, Jesus e diversos outros fizeram a iniciação lá dentro. Sabe-se hoje em dia que a Pirâmide é uma ferramenta e não um túmulo, nunca acharam uma múmia se quer lá… Pq uma ferramenta? Ela acumula energia eletromagnética que vem do efeito termodinâmico do magma terrestre e por conta da forma de suas câmaras e dutos capta um tipo de energia cósmica que ainda não conseguimos definir pela física de partículas. Lá dentro temos a famosa união entre o teurgica (fohat) e o telúrico (kundalini).
    Acredita-se que os antigos dominavam tbm a energia táquionica. Enfim… A egiptologia esconde muita coisa, justamente por não poder explicar, assim como Napoleão falou!!
    Porém Napoleão depois disso levou muitos conhecimentos para o seio de Franco Maçonaria Francesa e para o mundo depois, famoso por criar o rito de Memphis Misraim.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embraer negocia sua divisão de carros voadores com a norte-americana Zanite

A Embraear confirmou nesta quinta-feira (10) que iniciou negociações com a empresa norte-americana Zanite Acquisition para realizar a fusão de sua divisão Eve Air Mobility. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de veículos elétricos de pouso …

NASA flagra 'choque cósmico' impressionante a 140 milhões de anos-luz da Terra

A NASA compartilhou a imagem de um sistema galáctico, denominado Arp 299, que consiste em duas galáxias que estão em meio a uma fusão. A imagem mostra dois objetos próximos de forma oval, emitindo feixes de …

Infecção por dengue cai 77% em teste com bactéria em mosquito Aedes Aegypti

Um método que usa bactérias em mosquitos conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, segundo um estudo publicado na prestigiosa revista científica The New England Journal of Medicine. O estudo, realizado na cidade de Yogyakarta …

Por que especialistas são contra dispensar máscaras no Brasil

Após Bolsonaro propor fim da obrigatoriedade da proteção facial para vacinados ou pessoas que já superaram uma infecção pelo coronavírus, especialistas classificam ideia de "absurda" e "temerária". A necessidade do uso de máscaras para conter a …

Por que Brasil ainda não pode relaxar uso de máscaras como os EUA fizeram

Amplamente recomendada por cientistas e alvo de desdém do presidente ao longo da pandemia, a máscara facial contra a covid-19 poderá ter seu uso flexibilizado no Brasil, segundo anunciou Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10/6). No …

STF autoriza Copa América no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal formam maioria para rejeitar ações que visavam impedir competição de seleções. Patrocinadores retiram suas marcas do evento após controvérsias e preocupações com avanço da pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, …

China aprova vacina contra covid-19 para crianças com mais de três anos

Autorização de uso emergencial foi confirmada pela farmacêutica chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac. No entanto, ainda não foi informado quando essa faixa etária começará a ser vacinada. A China aprovou o uso emergencial de uma vacina …

Por que falar palavrão nos dá uma sensação tão boa?

Todos nós já passamos por isso quando damos uma topada, somos fechados no trânsito ou derramamos café. De repente, soltamos um xingamento inflamado. Instintivamente, buscamos um palavrão e, como num passe de mágica, obtemos um certo …

A consciência humana cria a realidade?

Existe uma realidade física que é independente de nós? A realidade objetiva existe? Ou a estrutura de tudo, incluindo o tempo e o espaço, é criada pelas percepções do observador? A afirmação inovadora vem de um …

Primeiro caso humano de hantavírus é detectado em Michigan

Trata-se de uma mulher adulta, que foi hospitalizada por uma doença pulmonar grave causada pelo vírus. O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Michigan (MDHHS, na sigla em inglês) detectou o primeiro caso humano de …