Navalny é alvo de nova acusação de extremismo na Rússia

Investigadores abrem novo caso contra opositor russo e seus colaboradores, acusados de tentarem desestabilizar o país. Se condenado, desafeto do presidente Putin, já preso, poderá ter pena aumentada em até 10 anos.

O Comitê Investigativo da Rússia, órgão que investiga os principais crimes no país, abriu nesta terça-feira (28/09) um novo inquérito com acusações de extremismo contra o líder oposicionista Alexei Navalny e seus principais colaboradores.

As novas acusações podem aumentar em até dez anos a permanência na prisão do opositor conhecido por ser uma das vozes mais críticas ao presidente russo, Vladimir Putin.

Entidades associadas a Navalny já haviam sido banidas por “extremismo” no início do ano. Em nota, os investigadores afirmam que Navalny, em 2014, “criou e dirigiu uma rede extremista” com o objetivo de “transformar as fundações sistema constitucional da Federação Russa”.

O ativista de 45 anos e seus principais colaboradores, Leonid Volkov e Ivan Zhdanov, são investigados por administrarem a suposta rede e o portal de internet da Fundação Anticorrupção (FBK) “com o objetivo de promover atividades criminosas”. Outros colaboradores, como Lyubov Sobol, são acusados de participarem nessas ações.

“As atividades ilegais da rede extremista tinham como alvo promover o descrédito das autoridades e suas políticas”, além de supostamente tentarem “desestabilizar a situação nas regiões” do país, e “influenciar a opinião pública quanto a necessidade de uma mudança violenta de poder”, disseram os investigadores.

O Comitê afirma que convocações para “atividades extremistas e terroristas” eram comuns nos protestos organizados pelo grupo.

Zhdanov, que liderava a FBK antes do banimento, descreveu o caso que, segundo disse, cobre todas as atividades do passado dos acusados, como uma “completa insanidade”.

Se condenados, Zhdanov, Volkov e Navalny poderão receber penas de seis a dez anos de prisão. Para Sobol e os outros ativistas, a punição poderá ser de dois a seis anos de detenção. “Essa é a resposta da questão, sobre de quem Putin tem medo e considera seu maior inimigo”, escreveu Sobol em seu perfil no Twitter.

A investigação surge pouco depois do partido de Putin conquistar mais cinco anos de controle sobre a câmara baixa do Parlamento russo.

Tentativa de envenenamento e prisão

Navalny foi preso em janeiro em Moscou ao retornar da Alemanha, onde passou cinco meses se recuperando de um envenenamento por um agente nervoso desenvolvido na época da União Soviética. Ele acusa o Kremlin de tentar matá-lo. O governo russo nega.

Em fevereiro, um tribunal da Rússia sentenciou Navalny a dois anos e meio de prisão. A Justiça alegou que o ativista, em sua estadia na Alemanha, violou as condições de sua liberdade condicional relacionada a uma sentença proferida em 2014, ao não se apresentar regularmente para as autoridades.

A sentença original envolve um suposto caso de fraude, num processo que foi considerado politicamente motivado e declarado ilícito pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

A prisão de Navalny foi o estopim para protestos contra o Kremlin. Milhares de pessoas saíram às ruas em dezenas de cidades para exigir a libertação do ativista e demonstrar insatisfação com o governo autoritário do presidente Putin. A reação das autoridades foi dura, e mais de 10 mil pessoas foram detidas.

Na prisão, o opositor chegou a fazer uma greve de fome. Ele passou 24 dias sem comer para protestar contra a recusa das autoridades em permitir que ele fosse examinado por um médico particular. Navalny reclamava de fortes dores nas costas e dormência nas mãos e nas pernas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …