O maior derretimento de milênios: a chocante perda de gelo da Groenlândia em 2019

A capa de gelo da Groenlândia teve um derretimento recorde em 2019, o correspondente a um milhão de toneladas por minuto durante todo o ano, mostram dados de satélite.

O derretimento da calota polar é causado pela crise climática que aquece o Ártico. A calota polar é a região que mais contribui individualmente para a subida do nível do mar, que pode ser observada nas regiões costeiras de todo o mundo.

A camada congelada perdeu 532 bilhões de toneladas em 2019 pelo derretimento que poderia encher sete piscinas olímpicas por segundo, informa The Guardian.

Os dados tem sido acumulados desde 2003 e a redução do gelo de 2019 mostrou ter dobrado com relação as médias dos anos anteriores que eram de 255 bilhões de toneladas. Essa quantia foi perdida apenas em julho de 2019, praticamente.

Porque a taxa de derretimento foi chocante para os cientistas

Os cientistas afirmaram que a taxa da perda observada em 2019 foi chocante e possivelmente será a maior durante um longo tempo: séculos, talvez milênios.

O nível do mar aumentaria em seis metros caso todo o gelo da Groenlândia derretesse, mas isso pode levar séculos para acontecer.

532 bilhões de toneladas de gelo foram perdidas na Groenlândia em 2019 – o máximo desde começamos a realizar os registros.

Porque o derretimento da Groenlândia foi tão grande em 2019

Segundo os pesquisadores a causa do derretimento extremo foram os “padrões de bloqueio” do clima que retiveram ar quente sobre a região por mais tempo. Essa ocorrência acontece com mais frequência à medida que o planeta esquenta. Isso está se tornando cada vez mais frequente à medida que o mundo esquenta.

“[2019 foi] realmente chocante e deprimente em termos de números. Mas também não é muito surpreendente, porque tivemos outros anos de forte derretimento em 2010 e 2012, e espero que veremos mais e mais”, afirmou Ingo Sasgen, do Alfred Wegener Institute em Bremerhaven, na Alemanha, que coordenou a pesquisa.

“A verdadeira mensagem é que a camada de gelo está fortemente desequilibrada.”
afirmou Sasgen.

Modelos computadorizados conseguem estimar as perdas voltando até o ano de 1948. “Se olharmos os anos recordes de derretimento, os cinco primeiros ocorreram nos últimos 10 anos, e isso é uma preocupação. Mas sabemos o que fazer a respeito: reduzir as emissões de CO2.”

Mecanismos de feedback que aumentam a perda de gelo

Mecanismos de feedback que pioram a perda do gelo também são preocupantes como:

  • O derretimento deixa o manto de gelo mais fraco e ele desaba mais rapidamente para o mar.
  • Maior temperatura derrete a neve branca reflexiva que fica sobre o manto e expõe o gelo mais escuro abaixo que tende a absorver mais luz do sol esquentando mais.

O estudo foi publicado na revista científica Communications Earth & Environment com informações dos satélites Grace da Nasa , que realizam medições gravitacionais monitorando a massa da camada de gelo da região.

“Se reduzirmos o CO2, reduziremos o aquecimento do Ártico e, portanto, também reduziremos a contribuição do aumento do nível do mar da camada de gelo da Groenlândia”, afirmou Sasgen.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …