Oceano de magma revela que a Lua surgiu milhões de anos antes do imaginado, diz estudo

Marshall Space Flight Center / NASA

O magma fundido que cobria a Lua ao se formar levou “quase 200 milhões de anos” para se solidificar em rocha de manto, 85 milhões de anos depois da data de consenso, mostra estudo alemão.

Uma equipe de pesquisadores do Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) e da Universidade de Munster, na Alemanha, concluiu que a Lua aparentemente se formou dezenas de milhões de anos mais tarde do que se acreditava originalmente, relata o portal Phys.org.

Como a mídia aponta, embora “a maioria dos cientistas” concorde sobre o processo de surgimento do satélite natural da Terra, os detalhes exatos deste processo e o período são uma questão altamente debatida, pois o protoplaneta, chamado Theia, que teria iniciado o processo ao colidir com a Terra, já não existe ou ainda não foi descoberto.

“Os resultados de nossa última modelagem sugerem que a jovem Terra foi atingida por um protoplaneta cerca de 140 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar”, argumenta Maxime Maurice, coautor do novo estudo. “De acordo com nossos cálculos, isso aconteceu há 4,425 bilhões de anos, com uma incerteza de 25 milhões de anos, e a Lua nasceu”, finaliza.

As suposições anteriores sobre a formação da Lua “se baseavam em uma idade de 4,51 bilhões de anos”, observa Phys.org, enquanto os cálculos da equipe alemã colocam o evento da colisão em questão cerca de 85 milhões de anos mais tarde.

O material que foi ejetado da Terra para o espaço durante a colisão mais tarde se assentou em um anel de poeira ao redor de nosso planeta, eventualmente se fundindo no que se tornou a Lua. Segundo Doris Breuer, do Instituto DLR de Pesquisa, e coautora do estudo publicado na revista Science Advances, “a Lua foi formada em pouco tempo, provavelmente em apenas alguns milhares de anos”.

O oceano de magma

Após a formação, a Lua aparentemente acabou coberta por um oceano magmático de mais de mil quilômetros de profundidade, dessa forma os pesquisadores usaram modelagem computadorizada para determinar quanto tempo levou para que o magma se solidificasse completamente.

“Os resultados do modelo mostram que o oceano de magma da Lua teve vida longa, e levou quase 200 milhões de anos para se solidificar completamente em rocha de manto”, afirmou Maurice, enquanto o coautor Nicola Tosi, do DLR, observou que “modelos mais antigos deram um período de solidificação de apenas 35 milhões de anos”.

O portal também cita que a equipe foi capaz de “descobrir uma mudança drástica na composição do oceano de magma remanescente à medida que a solidificação avançava”.

Sabrina Schwinger, outra coautora do estudo, afirma que “comparar a composição medida das rochas da Lua com a composição prevista do oceano de magma” de seu modelo lhes permitiu “rastrear a evolução do oceano até seu ponto de partida, o momento em que a Lua foi formada”.

“Esta é a primeira vez que a idade da Lua pode ser diretamente ligada a um evento que ocorreu no final da formação da Terra, ou seja, a formação do núcleo”, acrescentou Thorsten Kleine, do Instituto de Planetologia da Universidade de Munster.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …