Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated Press de uma foto que reunia ela junta de outras ativistas durante atividade no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“É a primeira vez na minha vida que entendo a definição da palavra racismo”, escreveu Vanessa, a única negra entre outras jovens alemãs, suecas e suíças – fazia parte do grupo e da foto a jovem estrela do ativismo internacional, a sueca Greta Thunberg.

Ao confrontar diretamente o veículo pelo twitter, mostrando a foto original e a versão da imagem na qual simplesmente foi cortada, Vanessa deu a dimensão do ato de racismo cometido pela agência. “A AP não apagou apenas uma foto, mas apagou todo um continente”, escreveu a jovem, lembrando que ela não só era a única negra no grupo, mas também a única representante do continente africano – “mas eu estou mais forte do que nunca”, ela complementou.

Em outra postagem a ativista lembrou que, ainda que seja o continente que menos produz poluição, a África é o mais afetado pela crise ambiental.

“Lamentamos a publicação de uma foto nesta manhã que não mostrou a ativista climática ugandense Vanessa Nakate, a única pessoa de cor na foto”, afirmou, em comunicado, Sally Buzbee, editora executiva da AP. “Como organização de notícias, nos preocupamos profundamente em representar com precisão o mundo que cobrimos”, disse, afirmando que não havia, no entanto, más intenções.

Greta Thunberg também se posicionou sobre o ocorrido, afirmando que a corte da imagem foi “completamente inaceitável”.

Vanessa posteriormente lançou um vídeo de 10 minutos comentando o ocorrido. “Sinto muito que tenham feito isso com você… Você é a última que mereceria isso! Estamos todos gratos pelo que você tem feito e todos mandamos amor e apoio! Espero te ver de novo”, afirmou Greta em resposta ao vídeo.

Assim como Greta, Nakate também manteve-em protesto solitário durante meses em frente ao parlamento de Uganda, e tornou-se liderança no movimento Juventude pela África do Futuro – e o próprio fato da maioria não conhecer tanto seu trabalho até o terrível incidente das fotos é também sintoma do racismo que media todas as nossa relações.

“Curiosamente só os maiores emissores de gases do nosso país serão ricos o suficiente para sobreviver à crise alimentar, enquanto a maioria das pessoas que vivem em povos e comunidades rurais enfrentarão problemas para obter alimentos devido aos altos preços e ao desabastecimento” disse a ativista, em entrevista recente. Tudo isso levará à fome e à morte de muita gente. Na minha região, a falta de chuva já significa fome e morte para os menos privilegiados”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …