Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

Wikimedia

Máquina de Anticítera

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos era capaz de prever na Grécia antiga o movimento dos astros e fenômenos astronômicos, e foi encontrado em um naufrágio no mar mediterrâneo em 1901.

Datando como artefato da época do Império Romano, a máquina descoberta representa somente um terço do que era de fato o mecanismo, e seu funcionamento permanecia uma incógnita para cientistas e arqueólogos – uma nova reconstituição, porém, pela primeira vez responde às principais questões.

A nova reconstituição, realizada por cientistas da University College London e publicada na revista Scientific Reports, pela primeira vez buscou justamente determinar a totalidade da máquina e, assim, seu funcionamento.

Parte da reconstrução se baseou em leituras em raio-x realizadas nos 82 fragmentos, com mais de 30 rodas e diversos discos, que compõem a máquina, que revelaram diversos textos com informações astronômicas no verso de um dos discos, cobertas pelos efeitos da corrosão – há inclusive uma detalhada descrição da posição dos astros nos céus de então.

Dentre os dados descobertos pelo raio-x, a inscrição de dois números foi fundamental para compreender que como a máquina funcionava, e a precisão de seus cálculos: representando ciclos de Vênus e Saturno em movimento, a máquina calculou os números de 462 anos e 442 anos corretamente.

A partir de tal resultado, utilizando as teorias matemáticas já estabelecidas há 2 mil anos, os pesquisadores utilizaram uma espécie de engenharia reversa e, aplicando o mecanismo a outros planetas, puderam projetar novamente a mecânica do mais antigo e analógico computador que se tem notícia.

Tecnologia do futuro na Grécia antiga

Ainda que explicada parcialmente, trata-se de tecnologia radicalmente avançada para a época, e o mistério sobre como os gregos chegaram a tal estágio com o que havia disponível então permanece, assim como a total ausência de registros similares na literatura arqueológica.

Segundo consta, o funcionamento das engrenagens em bronze da Máquina de Anticítera é parecido com o de um relógio de pêndulo, incluindo encaixes milimétricos de tubos e outras mecânicas impressionantes para o período.

“A astronomia clássica do primeiro milênio antes de Cristo se originou na Babilônia, mas nada na astronomia sugere como os gregos antigos conseguiram calcular com alta precisão o ciclo de 462 anos de Venus e o de 442 anos de Saturno”, afirmou Aris Dacanalis, parte da equipe de pesquisa, em comunicado.

“Trata-se de um avanço teórico fundamental”, complementou Adam Wojcik, coautor do estudo, a respeito do modelo construído digitalmente pelos pesquisadores, que pretendem agora torná-lo concreto: construir a máquina não digitalmente, mas em uma versão física e funcional. “Agora devemos provar que esse modelo é viável, reconstruindo-o na prática usando técnicas antigas”, concluiu Wolcik.

[/one_fourth]“]

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …