Fóssil de tiranossauro recém-nascido pode revolucionar a ciência

Os cientistas detectaram pela primeira vez os restos de um tiranossauro recém-nascido, no norte dos EUA, cuja inspeção poderia resolver as disputas sobre sua origem, dieta e aspeto que já se arrastam por muitos séculos.

“A estrutura dos dentes deste dinossauro indica que ele era um tiranossauro, embora ainda não tenhamos toda a certeza”, relata David Burnham, pesquisador da Universidade do Kansas, citado pela assessoria de imprensa da instituição.

“Os restos de indivíduos jovens destes predadores são muito raros, por isso é muito difícil entender se se trata de um indivíduo jovem de tiranossauro com anatomia um pouco diferente, ou de uma espécie completamente diferente. Felizmente, temos outros restos que ajudarão a resolver o problema”, acrescenta Burnham.

Nos últimos anos, os tiranossauros e muitos parentes próximos deles do grupo de tetanurae, os maiores predadores sáurios bípedes da era do Mesozoico, sofreram uma mudança radical da sua “imagem”.

Hoje em dia, os cientistas acreditam que os tiranossauros não eram escamosos e com dentes fortes e aguçados, como retratados no filme “Jurassic Park: Parque dos Dinossauros” e outros, mas animais de penas cujos dentes estavam escondidos por lábios enormes.

Muitos outros traços de tiranossauros ainda continuam sendo objeto de disputas entre os cientistas. Ainda não sabemos com 100% de certeza se estes “reis do Mesozoico” eram predadores ou necrófagos, como cresciam e como eram seus filhotes.

Uma parte dos paleontólogos acredita que os tiranossauros jovens não eram parecidos com os adultos e tinham uma alimentação complementarmente diferente, embora até hoje tenha sido bem complicado provar esta teoria.

wolfen11 / DeviantArt

Nanotyrannus: um tiranossauro bebê, ou uma espécie diferente?

Burnham e seus colegas se aproximaram da descoberta dos segredos dos tiranossauros ao efetuarem escavações no território da famosa formação Hell Creek, no estado de Montana, onde há mais de 100 anos foram achados os primeiros restos do alegado predador principal do Cretáceo.

Segundo frisa o paleontólogo, sua equipe encontrou um pequeno fóssil invulgar que pode virar tão famoso como os restos encontrados por Barnum Brown em 1902.

Inicialmente, os cientistas não sabiam de que é que se tratava, pois apenas encontraram um fragmento do maxilar superior e os dentes principais e “de reserva” que nele se conservaram.

Passado um ano, quando Burnham e seus colegas conseguiram retirar tudo isso gradualmente da rocha e coletar os fragmentos de outros ossos dispersados pela área, concluíram que estes tinham pertencido a um tiranossauro quase recém-nascido.

A consequente análise dos seus restos, segundo esperam os cientistas, os ajudará a resolver uma das disputas paleontológicas mais antigas relacionadas com tiranossauros, ou seja, se os chamados Nanotyrannus são uma espécie diferente de dinossauros ou se são simplesmente tiranossauros jovens.

Os primeiros fósseis de Nanotyrannus foram encontrados ainda em meados do século passado, e até agora os cientistas ainda não conseguiram determinar qual das duas teorias está certa. O achado de Burnham poderá ajudar a responder enfim a essa questão.

Ciberia // Sputnik New / KU News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …