Fóssil de tiranossauro recém-nascido pode revolucionar a ciência

Os cientistas detectaram pela primeira vez os restos de um tiranossauro recém-nascido, no norte dos EUA, cuja inspeção poderia resolver as disputas sobre sua origem, dieta e aspeto que já se arrastam por muitos séculos.

“A estrutura dos dentes deste dinossauro indica que ele era um tiranossauro, embora ainda não tenhamos toda a certeza”, relata David Burnham, pesquisador da Universidade do Kansas, citado pela assessoria de imprensa da instituição.

“Os restos de indivíduos jovens destes predadores são muito raros, por isso é muito difícil entender se se trata de um indivíduo jovem de tiranossauro com anatomia um pouco diferente, ou de uma espécie completamente diferente. Felizmente, temos outros restos que ajudarão a resolver o problema”, acrescenta Burnham.

Nos últimos anos, os tiranossauros e muitos parentes próximos deles do grupo de tetanurae, os maiores predadores sáurios bípedes da era do Mesozoico, sofreram uma mudança radical da sua “imagem”.

Hoje em dia, os cientistas acreditam que os tiranossauros não eram escamosos e com dentes fortes e aguçados, como retratados no filme “Jurassic Park: Parque dos Dinossauros” e outros, mas animais de penas cujos dentes estavam escondidos por lábios enormes.

Muitos outros traços de tiranossauros ainda continuam sendo objeto de disputas entre os cientistas. Ainda não sabemos com 100% de certeza se estes “reis do Mesozoico” eram predadores ou necrófagos, como cresciam e como eram seus filhotes.

Uma parte dos paleontólogos acredita que os tiranossauros jovens não eram parecidos com os adultos e tinham uma alimentação complementarmente diferente, embora até hoje tenha sido bem complicado provar esta teoria.

wolfen11 / DeviantArt

Nanotyrannus: um tiranossauro bebê, ou uma espécie diferente?

Burnham e seus colegas se aproximaram da descoberta dos segredos dos tiranossauros ao efetuarem escavações no território da famosa formação Hell Creek, no estado de Montana, onde há mais de 100 anos foram achados os primeiros restos do alegado predador principal do Cretáceo.

Segundo frisa o paleontólogo, sua equipe encontrou um pequeno fóssil invulgar que pode virar tão famoso como os restos encontrados por Barnum Brown em 1902.

Inicialmente, os cientistas não sabiam de que é que se tratava, pois apenas encontraram um fragmento do maxilar superior e os dentes principais e “de reserva” que nele se conservaram.

Passado um ano, quando Burnham e seus colegas conseguiram retirar tudo isso gradualmente da rocha e coletar os fragmentos de outros ossos dispersados pela área, concluíram que estes tinham pertencido a um tiranossauro quase recém-nascido.

A consequente análise dos seus restos, segundo esperam os cientistas, os ajudará a resolver uma das disputas paleontológicas mais antigas relacionadas com tiranossauros, ou seja, se os chamados Nanotyrannus são uma espécie diferente de dinossauros ou se são simplesmente tiranossauros jovens.

Os primeiros fósseis de Nanotyrannus foram encontrados ainda em meados do século passado, e até agora os cientistas ainda não conseguiram determinar qual das duas teorias está certa. O achado de Burnham poderá ajudar a responder enfim a essa questão.

Ciberia // Sputnik New / KU News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …